Sistema de avaliação e acreditação do ensino superior em Moçambique: uma análise sob a percepção das partes interessadas
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75246Mots-clés :
Avaliação da qualidade, Ensino Superior, Partes interesses, MoçambiqueRésumé
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção das partes interessadas acerca da implementação do sistema de avaliação de cursos e programas das Instituições de Ensino Superior (IES) moçambicanas – o SINAQES. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa que envolveu entrevistas semiestruturadas com 31 participantes, incluindo dirigentes de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, além de membros das comissões de autoavaliação. As percepções coletadas foram analisadas utilizando o software IRaMuTeQ, que facilitou a análise textual, permitindo identificar padrões e temas recorrentes nas respostas. Nas percepções acessadas, determinados aspectos mostraram-se centrais: a reação da comunidade acadêmica à implementação do SINAQES; a importância do sistema de avaliação proposto; as mudanças percebidas nas IES; e os desafios durante a implementação. Nessa direção, a implementação de um sistema de avaliação no contexto da educação em Moçambique evidenciou o enfoque dado na busca pela melhoria da infraestrutura de ensino, no ajuste dos currículos, na formação adequada do corpo docente e na promoção da internacionalização do ensino superior.
Téléchargements
Statistiques
Références
AfriMAP. Moçambique: A prestação efectiva de serviços públicos no sector da educação. Joanesburgo: África do Sul, 2012. 172p.
ANGST, F.A. Autoavaliação de qualidade do Ensino Superior na Universidade Católica de Moçambique: um estudo de caso. 2017. Tese (Doutorado Ciências da Educação). Universidade Católica Portuguesa (Portugal), 2017.
ANGST, F. A.; ALVES, J. M. Higher education quality evaluation in Mozambique: a case study. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, Portugal, v. 151, p. 117-151, 2018.
BEVERWIJK, J. M. R. The genesis of a system. Universidade de Twente, 2005.
BRYSON, J. M.; PATTON, M. Q.; BOWMAN, R. A. Working with evaluation stakeholders: A rationale, step-wise approach and toolkit. Evaluation and program planning, v. 34, n. 1, p. 1-12, 2011.
CHAIYA, C.; AHMAD, M. M. Success or Failure of the Thai Higher Education Development: critical factors in the Policy Process of Quality Assurance. Sustainability, v. 13, n. 17, p. 9486, 2021.
COSSA, E. F. R; BUQUE, V. L.; PREMUGY, C. I. C. Desafios de Normação do Ensino Superior em Moçambique e suas Implicações na Qualidade de Ensino. Forges, p.1-11, 2019.
DATTEY, K.; WESTERHEIJDEN, D. F.; HOFMAN, W. H. A. Impact of accreditation on improvement of operational inputs after two cycles of assessments in some Ghanaian universities. Quality in Higher Education, v. 23, n. 3, p. 213-229, 2017.
FARIA, C. F; PACALA, F. L. B. As políticas públicas de educação: Programa de Ensino Secundário a Distância (PESD) em Moçambique. Revista África e Africanidades, v. 34, p. 1-15, 2020.
FITZPATRICK, J. L.; SANDERS, J. R.; WORTHEN, B. R. Program evaluation alternative approaches and practical guidelines. 4 ed. New Jersey: PEARSON, 2011.
FREITAS, G.; SILVEIRA, S. F. R. Program: A Representation Theory From Across The Logic Model Program. v. 45, 2015.
LANGA, P. V. et al. Alguns desafios do ensino superior em Moçambique: do conhecimento experiencial à necessidade de produção de conhecimento científico. In: BRITO, L. et al. (org.). Desafios para Moçambique. Moçambique: IESE Maputo, 2014. p. 365-395.
LINS, C. F. D. M. Apostila de Iramuteq. Fortaleza: UNIFOR, 2017.
LOIOLA, A. A. L.; NATHA, M. Gestão e garantia de qualidade nas instituições do ensino superior: Uma marcha sinuosa em busca da excelência na educação superior em Moçambique. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, v.1, n.7, 2017.
MANDLATE, E. V. Políticas de qualidade nos quadros curriculares das instituições do ensino superior em Moçambique. Revista Científica da UEM: Série Ciências da Educação, v. 2, n. 2, 2020.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003. 310 p.
MOÇAMBIQUE. Decreto nº 63/2007. Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior. Publicado no BR nº 52, I Série, de 31 de Dezembro de 2007.
MOÇAMBIQUE. Conselho Nacional de Avaliação de Ensino Superior (CNAQ). Relatório de Autoavaliação. Maputo: Moçambique, SINAQES/CNAQ, 2018.
MUSSAGY, I. H. O Financiamento das Instituições de Ensino Superior Privadas em Moçambique. Desafios da Educação: Ensino Superior. Nampula: Década das Palavras, p.105-116, 2016.
MUSSOHO, J.; MULHANGA, F. J. Avaliação Institucional: Teoria e Prática como Base para o Desenvolvimento da Qualidade das Instituições Educacionais, caso da Universidade Pedagógica de Maputo. Sala 8: Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação, v. 1, n. 2, 2022.
PARRUQUE, A. C.; SAPANE, B. M. Avaliação Institucional Versus melhoria da Qualidade Educacional em Moçambique. Revista Internacional em Políticas, Currículo, Práticas e Gestão da Educação, v. 1, n. 4, p. 32-44, 2023.
QUIMUENHE, A. História da educação moçambicana no século XX: Lei 4/83 e 6/92 do sistema nacional de educação. Revista Científica de Educação, v. 3, 2018.
SAMUSSONE, L. B. Políticas educacionais em Moçambique: uma avaliação do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES). 2022. 211 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Administração e Contabilidade, Viçosa, MG, 2022.
SAMUSSONE, L. B.; SILVEIRA, S. F. R.; LAURIANO, N. G. Fatores de implementação da política de qualidade do ensino superior em Moçambique: o caso do SINAQES. Revista Inter-Ação, v. 47, n.1, 2022.
SANDBERG, J.; ALVESSON, M. Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, v. 18, n. 1, p. 23-44, 2011.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 33-44.
TERENCIANO, F.; NATHA, M. Ensino Superior em Moçambique: Evolução e Indicadores da Avaliação da Qualidade. Revista Electrônica de Investigação e Desenvolvimento, v.1, n.7, p.1-16, 2016.
TIANO, M. A. Universidade pública em Moçambique e equidade social. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Políticas Educativas) – Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, Portugal, 2012.
VINUTO, J. Amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: Um debate em aberto. Temáticas, Paraíba, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.
W.K. KELLOGG FOUNDATION. Logic model development guide: using logic models to bring together planning, evaluation, and action, 2004, 62p.
ZAVALE, N. C.; GUISSEMO, M. Os desafios da acreditação de cursos em Moçambique: ponto de vista da Universidade Eduardo Mondlane, 2019.
ZAVALE, N. C.; SANTOS, L. A.; DIAS, M. C. Main Features and Challenges of Implementing Internal Quality Assurance Within African Higher Education Institutions: The Case of Eduardo Mondlane University. International Journal of African Higher Education, v. 2, n. 1, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.