Sistema de avaliação e acreditação do ensino superior em Moçambique: uma análise sob a percepção das partes interessadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75246

Palavras-chave:

Avaliação da qualidade, Ensino Superior, Partes interesses, Moçambique

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção das partes interessadas acerca da implementação do sistema de avaliação de cursos e programas das Instituições de Ensino Superior (IES) moçambicanas – o SINAQES. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa que envolveu entrevistas semiestruturadas com 31 participantes, incluindo dirigentes de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, além de membros das comissões de autoavaliação. As percepções coletadas foram analisadas utilizando o software IRaMuTeQ, que facilitou a análise textual, permitindo identificar padrões e temas recorrentes nas respostas. Nas percepções acessadas, determinados aspectos mostraram-se centrais: a reação da comunidade acadêmica à implementação do SINAQES; a importância do sistema de avaliação proposto; as mudanças percebidas nas IES; e os desafios durante a implementação. Nessa direção, a implementação de um sistema de avaliação no contexto da educação em Moçambique evidenciou o enfoque dado na busca pela melhoria da infraestrutura de ensino, no ajuste dos currículos, na formação adequada do corpo docente e na promoção da internacionalização do ensino superior.

Biografia do Autor

  • Lainesse Benjamim Samussone, Instituto Superior Politécnico de Manica - Moçambique

    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil). Professora do Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM) (Vanduzi, Manica, Moçambique).

  • Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

    Doutora em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil).

  • Nayara Gonçalves Lauriano, Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

    Mestre e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil).  Professora no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina (ES, Brasil).

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Publicado

2024-09-12

Edição

Seção

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”

Como Citar

SAMUSSONE, Lainesse Benjamim; SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos; LAURIANO, Nayara Gonçalves. Sistema de avaliação e acreditação do ensino superior em Moçambique: uma análise sob a percepção das partes interessadas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75246. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75246. Acesso em: 10 maio. 2025.