Sistema de avaliação e acreditação do ensino superior em Moçambique: uma análise sob a percepção das partes interessadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75246

Palavras-chave:

Avaliação da qualidade, Ensino Superior, Partes interesses, Moçambique

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção das partes interessadas acerca da implementação do sistema de avaliação de cursos e programas das Instituições de Ensino Superior (IES) moçambicanas – o SINAQES. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa que envolveu entrevistas semiestruturadas com 31 participantes, incluindo dirigentes de instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, além de membros das comissões de autoavaliação. As percepções coletadas foram analisadas utilizando o software IRaMuTeQ, que facilitou a análise textual, permitindo identificar padrões e temas recorrentes nas respostas. Nas percepções acessadas, determinados aspectos mostraram-se centrais: a reação da comunidade acadêmica à implementação do SINAQES; a importância do sistema de avaliação proposto; as mudanças percebidas nas IES; e os desafios durante a implementação. Nessa direção, a implementação de um sistema de avaliação no contexto da educação em Moçambique evidenciou o enfoque dado na busca pela melhoria da infraestrutura de ensino, no ajuste dos currículos, na formação adequada do corpo docente e na promoção da internacionalização do ensino superior.

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Biografia do Autor

Lainesse Benjamim Samussone, Instituto Superior Politécnico de Manica - Moçambique

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil). Professora do Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM) (Vanduzi, Manica, Moçambique).

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

Doutora em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil).

Nayara Gonçalves Lauriano, Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

Mestre e Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil).  Professora no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina (ES, Brasil).

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

SAMUSSONE, L. B.; SILVEIRA, S. de F. R.; LAURIANO, N. G. Sistema de avaliação e acreditação do ensino superior em Moçambique: uma análise sob a percepção das partes interessadas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75246. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75246. Acesso em: 30 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”