Ensino médio: o que falam os jovens de uma escola pública?
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-75236Mots-clés :
Novo Ensino Médio, Juventudes, Reforma, Políticas EducacionaisRésumé
Este texto busca perscrutar os sentidos do ensino médio para os jovens matriculados em uma escola na rede estadual de ensino do Espírito Santo. Na pesquisa, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: questionários, entrevistas e rodas de conversa. Intencionamos trazer os dados coletados no ano de 2016, porque neste mesmo ano ocorreu uma reforma no ensino médio, com a edição do Decreto nº 746, cujas principais justificativas para reformar essa etapa foi que a escola não era atrativa para os estudantes. A pesquisa identificou que, para os participantes, a escola é um espaço atrativo, sendo fundamental na vida deles, já que promove uma formação crítica, além da sociabilidade com os pares. Portanto, a relação entre Ensino Médio e Juventudes é complexa, sendo necessárias políticas educacionais mais consistentes, duradouras e, sobretudo, assentadas na realidade educacional das juventudes da escola pública.
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