Alfabetização de Jovens e Adultos na Bahia: entre políticas, programas e suas ausências

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-74925

Mots-clés :

Alfabetização de jovens e adultos, Política educacional, Programas educativos

Résumé

O artigo tem como objetivo analisar os programas de alfabetização de jovens e adultos desenvolvidos no estado da Bahia no período de 1996 a 2014, para isso, analisa os impactos e desdobramentos de suas execuções nas políticas de alfabetização adotadas pelo estado na atualidade. O estudo estruturou-se sobre a égide da abordagem qualitativa, alicerçada pela pesquisa bibliográfica de natureza exploratória e descritiva, cujas fontes para produção de dados foram dissertações, artigos e documentos oficiais do governo do estado da Bahia. Os resultados apontam que os programas analisados colaboraram para reduzir o analfabetismo no estado e que as mulheres foram o maior público matriculado. Entretanto, mesmo diante da significativa contribuição para redução do analfabetismo, os programas não se efetivaram como política pública de alfabetização de adultos, posto que a sua extinção resulta na manutenção de um quadro persistente de sujeitos jovens e adultos analfabetos no estado. 

Biographies de l'auteur-e

  • Mônica Clementino de Menezes, Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro - Brasil

    Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Vitória da Conquista Bahia (BA) Brasil. 

  • Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

    Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pós-doutorado e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vitória da Conquista Bahia (BA) Brasil. 

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Publié

2025-07-06

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MENEZES, Mônica Clementino de; CUNHA JÚNIOR, Adenilson Souza. Alfabetização de Jovens e Adultos na Bahia: entre políticas, programas e suas ausências. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n2a2025-74925. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/74925. Acesso em: 17 déc. 2025.