Política de internacionalização da educação superior como estratégia da agenda global: tendências atuais

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-73307

Mots-clés :

Políticas de educação superior, Internacionalização, Mobilidade acadêmica

Résumé

Este artigo analisa as tendências recentes das políticas de internacionalização em um cenário global. A globalização e as tecnologias da informação e da comunicação foram determinantes para instituir a internacionalização em todos os campos da sociedade, o que operou mudanças significativas nos sistemas educacionais. Nesse cenário, há um movimento dinâmico que objetiva romper as fronteiras nacionais procurando conceber e implementar diretrizes a serem seguidas mundialmente; a mobilidade acadêmica é a parte mais visível dessa internacionalização. Utilizou-se a análise documental e séries históricas referentes à temática. O processo de internacionalização tem sofrido modificações no seu modus operandi, facilitado pelo uso das plataformas on-line, contextos mundiais adversos, reduzindo a mobilidade estudantil.

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Bibliographies de l'auteur-e

Luísa Cerdeira, Universidade de Lisboa - Portugal

Doutora em Ciências da Educação. Universidade de Lisboa, Lisboa, PT.

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, BR.

Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta - Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS. Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Cruz Alta, Rio Grande do Sul, BR.

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Publié-e

2024-04-29

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CERDEIRA, L.; CASTRO, A. M. D. A.; LAUXEN, S. de L. Política de internacionalização da educação superior como estratégia da agenda global: tendências atuais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-73307. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/73307. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - “INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS GLOBAIS E DESAFIOS NACIONAIS”