A inserção e a formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica de alunos cegos da região Araguaia no Pará

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-71846

Mots-clés :

Educação Profissional e Tecnológica, Estudante cego, Inclusão

Résumé

Este artigo aborda a formação integral do estudante cego na Educação Profissional e Tecnológica, em uma instituição localizada na região Araguaia, estado do Pará. Teve por objetivo analisar as leis que amparam os estudantes cegos e suas experiências na instituição. Considerando a formação integral do estudante cego, o artigo discute os princípios de formação humana integral de Gramsci, Marx e Freire. A pesquisa utilizou o método qualitativo, através de entrevistas com dois estudantes cegos, o que corresponde a 100% dos alunos cegos da instituição. Os resultados mostram que, apesar de alguns avanços, ainda há dificuldades na adaptação de materiais, acessibilidade e formação dos professores. Destaca-se a necessidade da busca por uma formação humana integral, promovendo a inclusão de forma plena dos estudantes cegos no mundo do trabalho e na sociedade, requerendo melhorias nas efetivações das políticas públicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Carla Santos Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (Brasil)

Mestranda do Programa Nacional de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT – IFTO/Campus Palmas. Técnica-Administrativa em educação do IFPA – Campus Conceição do Araguaia, Pará, Brasil.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (Brasil)

Doutor em Linguística e Práticas sociais pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Docente e pesquisador atuante no Programa nacional de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT, IFTO –Campus Palmas, Tocantins, Brasil.

Marcelo Rythowem, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (Brasil)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Docente e  pesquisador  atuante no Programa nacional de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, IFTO – Campus Palmas, Tocantins, Brasil.

Mary Lucia Gomes Silveira de Senna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (Brasil)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo-USP. Docente e pesquisadora atuante no Programa nacional de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, IFTO – Campus Palmas, Tocantins, Brasil.

Références

AMIRALIAN, M. L. T. M. A construção do eu de crianças cegas congênitas. Natureza Humana, v. 9, n. 1, p. 129-153, 2007.

AMORIM, C. C.; ANTUNES, K. C. V.; SANTIAGO, M. C. Da educação básica ao ensino superior: desafios à construção do processo de inclusão em educação. Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior, v. 1 n. 1, 1 – 17, 2021.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. Hucitec, 2006.

BERNARDES, J. F.; SANTOS, E. G. dos; LUCENA, L. S. de. Inclusão de alunos com deficiência visual: um estudo de caso da experiência de professores e alunos de Manaus no período de 2020/2021. Revista Proficiências, 2022. v.5, n.1, p. 1- 29.

BILL, L. B. Educação das pessoas com deficiência Visual – uma forma de enxergar. 1. ed.Curitiba: Appris Editora, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 jun. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jul. 2023.

BRASIL. Lei n° 13.146, 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 jul. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2021. Brasília: Inep, 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2022. Brasília: Inep, 2023.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G. et al. (Orgs.). Ensino médio integrado: Ensino médio integrado concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.

CRUZ, T. S.; VIEIRA, J. P. A. A Educação na Amazônia Legal: Diagnóstico e Pontos Críticos. FGV, 2021. Disponível em: https://amazonia2030.org.br/educacao-na-amazonia-legal/. Acesso em: 10 jul. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Papel da Educação na Humanização. Revista da FAEEBA, Salvador, n. 7, p. 9-17, jan./jun. 1997.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere - volume 2: os intelectuais, princípio educativo, jornalismo. 6. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2011.

IFPA- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Projeto Pedagógico Institucional, PPI 2017. Belém, 2017. Disponível em: http://proen.ifpa.edu.br/documentos-1/departamento-de-ensino-superior/3-politicas-e-normativas-institucionais/ppi-pdi-e-regulamento-didatico-pedagogico-do-ensino/1846-projeto-pedagogico-institucional-ppi-ifpa-2017. Acesso em: 03 ago. 2023.

IFPA- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Resolução n° 064/2018-Consup de 22 de março de 2018. Propõe as diretrizes, princípios, composição e atribuições do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará — IFPA. Belém, 2018. Disponível em: https://proen.ifpa.edu.br/documentos-1/13-resolucoes-do-consup/resolucao-do-consup/2018-2/1889-resolucao-n-064-2018-consup-ifpa-propoe-as-diretrizes-principios-composicao-e-atribuicoes-do-nucleo-de-atendimento-as-pessoas-com-necessidades-educacionais-especificas-do-ifpa/file. Acesso em: 03 ago. 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIMA, E. C. Saberes e fazeres Pedagógicos na Deficiência Visual. 1. ed. São Paulo: Editora Senac, 2021.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política: livro I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Estudos Avançados, v. 12, n. 34, p. 7-46, 1998.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed.São Paulo: Boitempo, 2008. Disponível em: http://piape.prograd.ufsc.br/files/2020/07/Istv%C3%A1n-M%C3%A9sz%C3%A1ros-A-educa%C3%A7%C3%A3o-para-al%C3%A9m-do-capital.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

NUNES, S.; LOMÔNACO, J. F. B. O Aluno Cego: Preconceitos e Potencialidades. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 55-64, jan./Jun. 2010.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. In: Seminário Sobre Ensino Médio, 2008. Anais [...]. Belém: SEDUC/PA, 2008. p. 1-30. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

SAMPAIO, A. C. C. de A.; BATISTA, A. de F.; NASCIMENTO, É. de L. A inclusão escolar para alunos com deficiência visual. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67730. Acesso em: 15/04/2024 22:30

SAVIANI, D. Em defesa do projeto de formação humana integral para a classe trabalhadora. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 22, p. E13666, mar. 2022. ISSN 2447-1801.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas – Tomo V: Fundamentos de defectología. Madrid: Visor, 1983.

Publié-e

2024-09-12

Comment citer

RAMOS, C. S.; CAVALCANTE, R. P.; RYTHOWEM, M.; SENNA, M. L. G. S. de. A inserção e a formação humana integral na Educação Profissional e Tecnológica de alunos cegos da região Araguaia no Pará . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-71846. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71846. Acesso em: 30 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

DEMANDA CONTÍNUA