Mulheres privadas de liberdade: leituras e resenhas como alternativa de diminuição de pena

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-71667

Mots-clés :

Gênero, Remição de Pena, Letramento crítico

Résumé

Este artigo discute a temática do (des)encarceramento feminino e as alternativas de redução de pena por meio de ações educativas. As ações extensionistas trazidas resultaram de experiências realizadas a partir do projeto de extensão desenvolvido entre novembro de 2022 e outubro de 2023. A metodologia desenvolvida fundamenta-se no letramento crítico e leitura como prática de liberdade. Nosso principal objetivo foi o de auxiliar os processos de escrita e avaliação de resenhas com fins de remição de pena para mulheres privadas de liberdade. Ao longo do trabalho extensionista, frequentamos quinzenalmente a penitenciária feminina Ana Maria do Couto May, localizada na cidade de Cuiabá, onde cerca de trinta mulheres participaram da elaboração das resenhas. Neste texto, buscamos apresentar parte da experiência realizada ao discutir encarceramento feminino e remição pela leitura enquanto principais tópicos.

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Ana Maria Marques, Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil)

Doutora em História. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil)

Doutora em História. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Danielle Souza Gabriel , Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil)

Graduada em História. Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.

Letícia Souza de Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil)

Graduada em Pedagogia. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

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Publié-e

2024-09-12

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MARQUES, A. M.; CARVALHO, J. I. dos S. L. de; GABRIEL , D. S.; ARRUDA, L. S. de. Mulheres privadas de liberdade: leituras e resenhas como alternativa de diminuição de pena. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-71667. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71667. Acesso em: 25 nov. 2024.

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