A produção do conhecimento sobre Internacionalização da Educação Superior na América Latina (2012-2022)
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-70585Mots-clés :
Educação Superior, Internacionalização, Estado de conhecimentoRésumé
Este estudo teve o objetivo de realizar o mapeamento das produções acadêmicas que exploram o tema Internacionalização da Educação Superior, com base em dissertações, teses brasileiras e artigos de periódicos latino-americanos (2012/2022). O foco ora aprofundado originou-se do estado da arte sobre a temática. Esta pesquisa está vinculado ao projeto de pesquisa intitulado: “Internacionalização da Educação Superior em Contextos Emergentes: descobertas e reflexões”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT), sob a coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta revisão tem como metodologia um parâmetro qualitativo que permite visualizar como, na última década, este tema tem ganhado força e interesse por parte de autores/pesquisadores e autoridades educacionais.
Téléchargements
Statistiques
Références
ARALDI, F. M. ; PASINI, J. F. S.; NEZ, E. Internacionalização da educação superior: estado de conhecimento das teses e dissertações brasileiras na última década (2011-2021). Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
GACEL-AVILA, J. La dimensión internacional de las universidades mexicanas. Educación superior y sociedad, v. 11, n. 1, p. 121-142, 2000. Disponível em: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/135. Acesso em: 31 mar. 2023.
KNIGHT, J. Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios. 2. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2020.
MAYER, L.; CATALANO, B. Internacionalización de la educación y movilidad: reflexiones a partir del caso argentino. Revista de Ciencias Sociales y Humanas, v. n. 29, p. 19-41, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4761/476156577001/html/. Acesso em: 31 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.17162/uni.n29.2018.01
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar. Curitiba, n. 28, 2006.
MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação. Campinas; v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014.
NEZ. E.; MOROSINI, M. C. A cooperação acadêmica e os processos de internacionalização. Panorâmica. v. 1, p. 52 - 65, 2020. Disponível em: http://revistas.cua.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/issue/current. Acesso em: 24 maio 2020.
PROJETO de pesquisa. Internacionalização da educação superior em contextos emergentes: descobertas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2021.
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 22 fev. 2020.
UNESCO. Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e à educação ao longo da vida para todos. Incheón, Coréia do Sul: UNESCO. 2015a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278. Acesso em: 31 jan. 2020.
SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. A. S. (org.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SCIELO. Scientific Electronic Library Online. Disponível em: https://www.scielo.org/. Acesso em: 23 abr. 2023.
ZERTUCHE, R. G. R.; TORRES, C. M. Internacionalización y educación ¿Semántica o política? Reencuentro. Análisis de problemas universitarios, v. n. 54, p. 27-36, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=34012025004. Acesso em: 31 jan. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.