A pesquisa sobre políticas de ações afirmativas na pós-graduação em psicologia: um panorama da produção brasileira na última década (2012-2022)
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-68830Mots-clés :
Psicologia, Políticas Públicas, Ação afirmativa, Educação SuperiorRésumé
Realizamos um mapeamento, das teses e dissertações defendidas na última década (2012-2022), em Programas de Pós-graduação stricto sensu da área de Psicologia, que investigaram as políticas de ações afirmativas de acesso às Instituições de Ensino Superior brasileiras. Por meio de uma revisão sistemática, analisamos 50 trabalhos e apresentamos um panorama sucinto da produção científica atual sobre o tema. Predominaram estudos no campo da Psicologia Social, desenvolvidos em Universidades Federais, que analisaram a implementação de ações afirmativas na mesma instituição em que a pesquisa foi desenvolvida. A maioria analisou aspectos do percurso formativo de estudantes beneficiários, e o componente étnico-racial, destinado a pessoas pretas e pardas, foi o mais investigado.
Téléchargements
Statistiques
Références
BEATRIZ-RODRIGUES, M.; BASSO-POLETO, D.; EFROM, C. Affirmative Actions in Post Secondary Education: quantitative and qualitative literature review. Revista Electrónica Educare, v. 24, n. 1, p. 292-325, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/EDUCARE/article/view/10381. Acesso em: 02 ago. 2022. DOI: http://doi.org/10.15359/ree.24-1.16.
CAMPOS, H. R.; FACCI, M. G. D.; SOUZA, M. P. R. (org.). As políticas educacionais na pós-graduação brasileira de psicologia. Curitiba: Editora CRV, 2021.
CARVALHO, J. J. A política de cotas no ensino superior: ensaio descritivo e analítico do mapa das ações afirmativas no Brasil. Brasília: INEP/INTC, 2016.
FERES JÚNIOR, J. et al. Ação afirmativa: conceito, história e debates. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018.
GOMES, N. L.; SILVA, P. V. B.; BRITO, J. E. Ações afirmativas de promoção da igualdade racial na educação: lutas, conquistas e desafios. Educação & Sociedade. Campinas: v. 42, n. especial, p. 1-14, dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/3PyCNZ5FhDNjjchnPBGKhJw/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.258226.
GONÇALVES, M. G. M. Subjetividade, psicologia e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2010.
MARINHO-ARAÚJO, C. M., DUGNANI, L. A. C. (org.). Psicologia Escolar na Educação Superior. Campinas: Alínea, 2020.
MARTÍNEZ, A. M. O psicólogo escolar e os processos de implantação de políticas públicas. In: CAMPOS, H. (org.). Formação em psicologia escolar: realidades e perspectivas. 2. Ed. Campinas: Alínea, 2020. p. 109-134.
OKOLI, C. A guide to conducting a standalone systematic literature review. Communications of the Association for Information Systems, v. 37, n. 43, p. 879-910, nov. 2015. Disponível em: https://aisel.aisnet.org/cais/vol37/iss1/43/. Acesso em: 02 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.17705/1CAIS.03743.
OLIVEIRA, J. F. Acesso à educação superior no Brasil: entre o elitismo e as perspectivas de democratização. In: OLIVEIRA, J. F. (org.). Educação escolar no Brasil: análises críticas e perspectivas de democratização. Brasília: Anpae, 2022. p. 94-120.
PAN, M. A. G. S.; ALBANESE, L.; FERRARINI, N. L. (org.). Psicologia e Educação Superior: formação e(m) prática. Curitiba: Juruá, 2017.
PASSONE, E. F. K. Contribuições atuais sobre o estudo de implementação de políticas educacionais. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 149, p. 596-613, nov. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/gSRwDbvYTQ9v3mLvDHQd3NM/?lang=pt. Acesso em: 02 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000200011.
PASSONE, E. F. K.; PEREZ, J. R. R. Psicologia e análise de implementação de políticas públicas: um diálogo interdisciplinar. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 3, p. 612-629, out. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/TSnWPLHr5xkhkFyJrPZq4tm/?lang=pt. Acesso em: 02 de ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000300008.
RISTOFF, D. Democratização do campus: impacto dos programas de inclusão sobre o perfil da graduação. Rio de Janeiro: Editora Flacso, 2016.
RODRIGUES, T. C.; SANTOS, F. V. S.; CRUZ, A. C. J. Da desigualdade à democratização do acesso à Universidade: políticas públicas e educacionais no Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 1, p. 47–62, jan./abr. 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64898. Acesso em: 15 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64898.
VIEIRA, R. S.; ARENDS-KUENNING, M. Affirmative Action in brazilian universities: effects on the enrollment of targeted groups. Economics of Education Review, v. 73, n. 1, p. 1-12, dez. 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272775718306216?via%3Dihub. Acesso em: 02 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2019.101931.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.