A pesquisa sobre políticas de ações afirmativas na pós-graduação em psicologia: um panorama da produção brasileira na última década (2012-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-68830

Palavras-chave:

Psicologia, Políticas Públicas, Ação afirmativa, Educação Superior

Resumo

Realizamos um mapeamento, das teses e dissertações defendidas na última década (2012-2022), em Programas de Pós-graduação stricto sensu da área de Psicologia, que investigaram as políticas de ações afirmativas de acesso às Instituições de Ensino Superior brasileiras. Por meio de uma revisão sistemática, analisamos 50 trabalhos e apresentamos um panorama sucinto da produção científica atual sobre o tema. Predominaram estudos no campo da Psicologia Social, desenvolvidos em Universidades Federais, que analisaram a implementação de ações afirmativas na mesma instituição em que a pesquisa foi desenvolvida. A maioria analisou aspectos do percurso formativo de estudantes beneficiários, e o componente étnico-racial, destinado a pessoas pretas e pardas, foi o mais investigado.

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Biografia do Autor

Rafael Mauricio Castanho, Instituto Federal de Santa Catarina - Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Psicólogo no Instituto Federal de Santa Catarina, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Norma da Luz Ferrarini, Universidade Federal do Paraná - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Universidade Federal do Paraná - Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

CASTANHO, R. M.; FERRARINI, N. da L.; PAN, M. A. G. de S. A pesquisa sobre políticas de ações afirmativas na pós-graduação em psicologia: um panorama da produção brasileira na última década (2012-2022). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-68830. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68830. Acesso em: 12 nov. 2024.

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