Qualidade da educação e a formação integral para a cidadania nas prerrogativas dos organismos internacionais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-68701

Mots-clés :

Políticas Públicas Educacionais, Educação para a Cidadania, Educação para o Trabalho

Résumé

A investigação objetiva compreender o significado conceitual de qualidade da educação e formação integral objetivado nas orientações da UNESCO, voltadas a educação para a cidadania. Refere-se aos resultados de uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise documental da Agenda 2030 para a educação (UNESCO, 2016) e do guia pedagógico Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem (UNESCO, 2015). Como resultados, avistamos que essas orientações internacionais embasam as políticas educacionais dos estados nacionais, defendendo uma qualificação que possa ser mensurada, atestando uma formação para o mercado, uma vez que a educação seria um investimento para o desenvolvimento econômico. A formação integral pensada não diz respeito a formação humana emancipatória.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Carolina Miesse, Universidade Estadula de Maringá - Brasil

Mestra em Educação (PPE/UEM). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Yedda Maria da Silva Caraçato de Sousa, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Mestra em Educação Física (PEF/UEM/UEL). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Fernando Lazaretti Onorato Silva, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Mestre em Educação (PPE/UEM) Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Doutora em Educação (PPE/UEM). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Références

ALVES, Edgard Luiz Gutierrez; Soares, Fábio Veras. Ocupação e escolaridade. Modernização produtiva na Região Metropolitana de São Paulo. São Paulo em Perspectiva, v. 11, n. 1, p. 54-63, 1997.

BERTAGNA, Regiane Helena; MELLO, Liliane Ribeiro de. Qualidade e avaliação: influências e significados na educação brasileira/Quality and assessment: influences and meanings in brazilian educational scenario. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, MG, v. 9, n. 2, p. 287-304, 2020.

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de. Democratização e privatização: uma relação possível na gestão da educação básica pública? Elma Júlia Gonçalves de Carvalho; prefácio Valdemar Sguissardi. Maringá: EDUEM, 2020. p. 218.

CARVALHO, Elma Julia G. de. Política e Gestão da Educação: explorando o significado dos termos. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 21, n. 41, p. 77-96, jan./abr. 2016.

CORAGGIO, José Luis. Desenvolvimento humano e educação: o papel das ONGs latino-americanas na iniciativa da educação para todos. São Paulo: Cortez, 2.ed., 1999.

DALBOSCO, Claudio Almir; DE SOUZA, Flávia Burdzinski; DE MACEDO, Márcio. Consumo e produção sustentável na educação básica: reflexões entre a Agenda 2030 e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, MG, v. 11, n. 2, p. 763-780, mai./ago. 2022.

DARDOT, Pierre.; LAVAL, Cristian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, v. 29, n. 78, p. 201-215, 2009.

GIDDENS, Antony. A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia. Rio de janeiro: Record, 1999.

HARVEY, David. Neoliberalismo: história e implicações. Edições Loyola, 2008, p. 15-47.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, José Ferreira e TOSHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª edição revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2012.

MASCARO, Alysson L. Estado e forma política. São Paulo, Boitempo, 2013. p. 112-128.

MOREIRA, Jani Alves da Silva. As recomendações dos organismos internacionais para as políticas de financiamento da educação básica no Brasil. In: MOREIRA, Jani Alves da Silva. Políticas de financiamento e gestão da educação básica: os casos Brasil e Portugal. Maringá: EDUEM, 2015, p. 203-245.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Da promessa de futura à suspensão do presente. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2020.

OLIVEIRA, João Ferreira. A função social da educação e da escola pública: tensões, desafios e perspectivas. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; Oliveira, Dalila Andrade (Orgs.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p.237-252.

SCHULTZ, Theodore. W. O capital humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

UNESCO. Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos: Plano de Ação Para Satisfazer as Necessidades Básicas de aprendizagem. 1990.

UNESCO. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação - rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. 2016.

UNESCO. Educação para a Cidadania Global: Tópicos e objetivos de aprendizagem. 2015.

UNESCO. Educação para Todos: O compromisso de Dakar. 2000.

UNESCO. Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. DELORS, Jacques (Org.). 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

Publié-e

2023-05-18

Comment citer

MIESSE, M. C.; SOUSA, Y. M. da S. C. de; SILVA, F. L. O.; SOUZA, V. de F. M. de. Qualidade da educação e a formação integral para a cidadania nas prerrogativas dos organismos internacionais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 722–738, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-68701. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68701. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS