Qualidade da educação e a formação integral para a cidadania nas prerrogativas dos organismos internacionais

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-68701

Mots-clés :

Políticas Públicas Educacionais, Educação para a Cidadania, Educação para o Trabalho

Résumé

A investigação objetiva compreender o significado conceitual de qualidade da educação e formação integral objetivado nas orientações da UNESCO, voltadas a educação para a cidadania. Refere-se aos resultados de uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise documental da Agenda 2030 para a educação (UNESCO, 2016) e do guia pedagógico Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem (UNESCO, 2015). Como resultados, avistamos que essas orientações internacionais embasam as políticas educacionais dos estados nacionais, defendendo uma qualificação que possa ser mensurada, atestando uma formação para o mercado, uma vez que a educação seria um investimento para o desenvolvimento econômico. A formação integral pensada não diz respeito a formação humana emancipatória.

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Maria Carolina Miesse, Universidade Estadula de Maringá - Brasil

Mestra em Educação (PPE/UEM). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Yedda Maria da Silva Caraçato de Sousa, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Mestra em Educação Física (PEF/UEM/UEL). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Fernando Lazaretti Onorato Silva, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Mestre em Educação (PPE/UEM) Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Doutora em Educação (PPE/UEM). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

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Publié-e

2023-05-18

Comment citer

MIESSE, M. C.; SOUSA, Y. M. da S. C. de; SILVA, F. L. O.; SOUZA, V. de F. M. de. Qualidade da educação e a formação integral para a cidadania nas prerrogativas dos organismos internacionais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 722–738, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-68701. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68701. Acesso em: 5 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS