Dimensões de acessibilidade no Ensino Superior: formação acadêmica de estudantes com baixa visão
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68690Mots-clés :
Educação Especial, Educação Superior, Baixa visãoRésumé
As políticas educacionais garantem o acesso de estudantes com deficiência visual na educação superior. O estudo objetivou investigar as dimensões de acessibilidade apresentadas nas pesquisas científicas e indicar quais dimensões de acessibilidade possibilitam o acesso à formação acadêmica de estudantes com baixa visão na educação superior brasileira. Foi adotada a Revisão Sistemática, as bases de dados foram: SciELO e CAPES. As análises evidenciaram que as barreiras enfrentadas por pessoas com baixa visão perpassam por dois eixos: Acessibilidade em suas diferentes dimensões e Formação docente. Os dados indicaram a necessidade de se atentar ao processo de inclusão de estudantes com baixa visão garantindo que o acesso e permanência desses indivíduos estejam ocorrendo de maneira efetiva.
Téléchargements
Statistiques
Références
ALEXANDRINO, E. G. et al. Desafios dos alunos com deficiência visual no ensino superior: um relato de experiência. Cinergis, v. 18, n. 1, p. 1–7, 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/8076. Acesso em: 26. fev. 2023.
ARAÚJO, J. D.; BARRETO SILVA, M. A.; ANDRADE DA SILVA, W. D. (In)acessibilidade arquitetônica e suas implicações para a permanência da pessoa com deficiência visual no ensino superior. Scientia Plena, [S. l.], v. 15, n. 8, 2019. Disponível em: https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/4933. Acesso em: 26 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.082702.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de acessibilidade na educação superior e a avaliação in loco do sistema nacional de avaliação da educação superior. (SINAES). Brasília: Ministério da Educação, 2013. 51 p. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2013/11/referenciais-de-acessibilidade-inep-mec-2013.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
BERNARDI, L. et al. Autonomia das pessoas com deficiência visual em instituições de ensino superior. Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente, v. 7, n. 1, p. 9–16, 2018. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5904. Acesso em: 26 fev. 2023.
CABRAL, V. N.; ORLANDO, R. M.; MELETTI, S. M. F. O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão. Educação e Realidade, [S. l.], v. 45, n. 4, p. 15, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/105412. Acesso em: 16 fev. 2023.
CUNHA, M. I.; ZANCHET, B. M. B. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Revista Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 189-197, set./dez., 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/reveduc/v33n03/v33n03a04.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
BRANDAU, R.; MONTEIRO, R.; BRAILE, D. M. Importância do uso correto dos descritores nos artigos científicos. Rev. Bras. Cir. Cardiovasc., v. 20, nº 1, p. VII
IX, mar., 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbccv/a/YjJ9Hw34dfDTJNcTKMFnKVC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 fev. 2023.
DAVID, R. S. Formação de professores para o ensino superior: docência na contemporaneidade. Saberes, Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p.199-213, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/12184. Acesso em: 16 fev. 2023.
DÍAZ, F; BORDAS, M; GALVÃO, N; MIRANDA, T. et al. (Ed.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009. 364 p. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://static.scielo.org/scielobooks/rp6gk/pdf/diaz-9788523209285.pdf. Aceso em: 12 mar. 2023.
GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 24, p. 335-342, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/TL99XM6YPx3Z4rxn5WmCNCF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 fev. 2023.
GASTALDI, R. A. RS/AT: uma abordagem para aplicação de análise temática em revisão sistemática. Dissertação (Mestrado em Ciência
da Computação, área de concentração: Engenharia de Software). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. 2016. 127 p. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10540/GASTALDI_Rafael_2018.pdf?sequence=6&isAllowed=y. Acesso em: 16 fev. 2023.
GUEDES, D.; ALMEIDA, A. M. P. Acessibilidade no ensino superior na modalidade remota para deficientes visuais: comparação entre Brasil e Portugal. Revista EDaPECI, v. 22, n. 1, p. 6–23, 2022. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/17174/12603. Acesso em: 26 fev. 2023.
GUEDES, L. C. Luta por Dignidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Público Superior: uma Experiência de Construção de Acessibilidades pelo viés da Gestão Inclusiva no Nordeste Brasileiro. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S. l.], v. 54, p. e054005, 2020. DOI: 10.14195/1647-8614_54_6. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/8478. Acesso em: 26 fev. 2023.
GESSER, M.; NUERNBERG, A. H. A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência. Educar em Revista, n. spe.3, p. 151–166, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.52925. Acesso em: 26 fev. 2023.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade. Tradução: Mathias Lambert, ed. 4, Rio de Janeiro: LTC,1988. Disponível em: https://www.academia.edu/download/53983977/9_ESTIGMA_-_Erving_Goffman.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.
KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. 190 p. Disponível em: https://www.biosanas.com.br/uploads/outros/artigos_cientificos/18/6505082c2a7c23986651c7b1f7a4a92e.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.
LATORRACA, C.; RODRIGUES, M.; PACHECO, R. L.; MARTIMBIANCO, A. L. C. et al. Busca em bases de dados eletrônicas da área da saúde: por onde começar. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/09/1015338/rdt_v24n2_59-63.pdf. Acesso em: 4 mar. 2023.
LIMA JÚNIOR, G. C. A inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior: Design de Moda e o Método SEE BEYOND. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 029-056, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11990. Acesso em: 27 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.5965/25944630212018029.
MACHADO, E. V. Inclusão no ensino superior: uma experiência exitosa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 1, p. 120–129, 2014. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6863. Acesso em: 26 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v9i1.6863.
MANZINI, E. J.; SANTOS, M. C. F. Portal de ajudas técnicas para a educação: Recursos pedagógicos adaptados. Brasília: Ministério da Educação, 2002. 49 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
MALHEIRO, C. A. L.; LIMA, V. S.; FERREIRA, R. D. S.; BARBOSA, L. M. M. Acessibilidade no Moodle: Contribuições para inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino superior. Laplage em Revista, v. 7, n. 1, p. 142–154, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24115/S2446-6220202171143p.142-154. Acesso em: 27 fev. 2023.
MENDES, F. A. G. A inclusão e a reserva de vagas para a pessoa com deficiência no ensino superior. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 1, p. 312–324, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64910. Acesso em: 12 mar. 2023.
MODELSKI, D.; GIRAFFA, L. M. M.; CASARTELLI, A. O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e180201, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100515&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2023.
PRATI, R. C.; BARANAUSKAS, J. A.; MONARD, M. C. Bib View: um sistema para auxiliar a manutenção de registros para o BibTEX. São Carlos: ICMC-USP, 1999. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/98e3de54-01c0-4e02-b6fb-f69abf5cb5d1/BIBLIOTECA_113_RT_95.pdf. Acesso em: 3 fev. 2023.
SÁ, E. D. C.; SILVA, I. M.; CAMPOLINA, M. B. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. São Paulo: MEC/SEESP, 2007. 57 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
SALES, I. H.; TORRES, J. P. Inclusão de estudantes com deficiência visual em uma Universidade Federal Mineira. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e20/1–23, 2022. DOI: 10.5902/1984686X66425. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/66425. Acesso em: 7 mar. 2023.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, 2007, v. 11, n. 1, p. 83-89. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. Acesso em: 2 mar. 2023.
SELAU, B.; DAMIANI, M. F.; COSTAS, F. A. T. Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos? Acta Scientiarum Education, vol. 39, n. 4, p. 431-440, set. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/28915. Acesso em: 15 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.28915.
SIEMS-MARCONDES, M. E. R. Estudantes com deficiência no ensino superior: trajetórias escolares, acesso e acessibilidade. Inclusão Social, [S. l.], v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4083. Acesso em: 26 fev. 2023.
SILVA, J. C.; PIMENTEL, A. M. Inclusão educacional da pessoa com deficiência visual no ensino superior. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional [online]. 2021, v. 29. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2193. Acesso em: 16 jan. 2023.
TORRES, A. R.; ALMEIDA, M. I. de. Formação de professores e suas relações com a pedagogia para a educação superior. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 11-22, 2013. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/ artigo/exibir/14/79/1. Acesso em: 16. jul. 2022.
VENDRAMIN, C. Repensando Mitos Contemporâneos: o capacitismo. III Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneo SOFIA: entre o saber e o não saber nos processos artísticos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Unicamp, que aconteceu entre os dias 21 e 30 de agosto de 2019. Anais [...]. Campinas, UNICAMP, 2019. p. 16-25. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/simpac/article/view/4389. Acesso em: 21 fev. 2023.
ZULIAN, M. S.; FREITAS, S. N. Formação de Professores na Educação Inclusiva: aprendendo a viver, criar, pensar e ensinar de outro modo. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 18, p. 1-7, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5183/3178. Acesso em: 16 fev. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.