Dimensões de acessibilidade no Ensino Superior: formação acadêmica de estudantes com baixa visão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68690

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Superior, Baixa visão

Resumo

As políticas educacionais garantem o acesso de estudantes com deficiência visual na educação superior. O estudo objetivou investigar as dimensões de acessibilidade apresentadas nas pesquisas científicas e indicar quais dimensões de acessibilidade possibilitam o acesso à formação acadêmica de estudantes com baixa visão na educação superior brasileira. Foi adotada a Revisão Sistemática, as bases de dados foram: SciELO e CAPES. As análises evidenciaram que as barreiras enfrentadas por pessoas com baixa visão perpassam por dois eixos: Acessibilidade em suas diferentes dimensões e Formação docente. Os dados indicaram a necessidade de se atentar ao processo de inclusão de estudantes com baixa visão garantindo que o acesso e permanência desses indivíduos estejam ocorrendo de maneira efetiva.

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Biografia do Autor

Daiani Aparecida Ferrandi, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Graduanda em Educação Especial. Curso de Licenciatura em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Josana Carla Gomes da Silva, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Mestra em Educação Especial. Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutora em Educação Escolar. Professora Associada na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

FERRANDI, D. A.; SILVA, J. C. G. da; ORLANDO, R. M. Dimensões de acessibilidade no Ensino Superior: formação acadêmica de estudantes com baixa visão. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1190–1207, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68690. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68690. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR