Programa Escola da Terra em São Paulo: educação continuada de professores do campo

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67546

Mots-clés :

Escola da Terra, Educação do campo, Sala Multisseriada, Formação de Professores, Política Educacional

Résumé

O Programa Escola da Terra é uma política pública de educação do campo criado em 2013 durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, coordenado pela Secretaria Continuada de Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) em parceria com municípios, estados e universidades públicas federais. É uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO) e visa à qualificação da oferta de educação básica e superior às populações do campo. No estado de São Paulo, a execução do programa Escola da Terra ficou a cargo da Universidade Federal de São Carlos, a partir de 2017, ano que ofertamos a primeira formação para professores das escolas do campo paulistas. Neste texto apresento a experiência da UFSCar com o Escola da Terra, sua organização pedagógica e a concepção pedagógica adotada para a formação dos professores, a Pedagogia Histórico Crítica. Conclui-se que a mobilização coletiva em defesa da educação e da educação do campo, especificamente, é ainda mais necessária para a garantia e manutenção do direito a educação e, para isso, precisamos também de uma teoria pedagógica forte, que se contraponha às teorias hegemônicas que esvaziam a escola de sentido e os professores da autonomia intelectual para desempenhar o seu trabalho.

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Maria Cristina dos Santos , Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutora em Educação. Professora Associada. Departamento de Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Références

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2022-12-02

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SANTOS , M. C. dos. Programa Escola da Terra em São Paulo: educação continuada de professores do campo. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 273–284, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67546. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67546. Acesso em: 27 nov. 2024.

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Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO