O fechamento das escolas multisseriadas no Amazonas

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67540

Mots-clés :

Amazonas, Alvarães, Fechamento de Escolas Multisseriadas

Résumé

O artigo tem como objetivo discutir o fechamento das escolas multisseriadas no campo do Amazonas. Utilizou-se para a coleta de dados as pesquisas de Campo e Documental. O método para apreciação e análise foi o Materialismo Histórico Dialético.  O contexto da pesquisa é o município de Alvarães/Am. Os resultados obtidos são: a) o menor índice da população permanente no campo de Alvarães varia entre os jovens de faixa etária de quinze a dezessete anos; b) 19% da população com idade escolar concluíram o Ensino Fundamental nesse município; c) 76 pesquisas encontradas entre teses e dissertações, nenhuma discutiu o fechamento das escolas multisseriadas no Amazonas. A contribuição desse texto é discutir no âmbito do Amazonas o fechamento das escolas do campo, uma vez que essa temática não tem sido debatida no Estado.

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Bibliographies de l'auteur-e

Iraci Carvalho Uchoa, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Edilberto Santos Moura, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

3Doutor em Educação. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

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Publié-e

2022-12-02

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UCHOA, I. C.; MOURÃO, A. R. B.; MOURA, E. S. O fechamento das escolas multisseriadas no Amazonas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 174–184, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67540. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67540. Acesso em: 26 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO