O fechamento das escolas multisseriadas no Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67540

Palavras-chave:

Amazonas, Alvarães, Fechamento de Escolas Multisseriadas

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir o fechamento das escolas multisseriadas no campo do Amazonas. Utilizou-se para a coleta de dados as pesquisas de Campo e Documental. O método para apreciação e análise foi o Materialismo Histórico Dialético.  O contexto da pesquisa é o município de Alvarães/Am. Os resultados obtidos são: a) o menor índice da população permanente no campo de Alvarães varia entre os jovens de faixa etária de quinze a dezessete anos; b) 19% da população com idade escolar concluíram o Ensino Fundamental nesse município; c) 76 pesquisas encontradas entre teses e dissertações, nenhuma discutiu o fechamento das escolas multisseriadas no Amazonas. A contribuição desse texto é discutir no âmbito do Amazonas o fechamento das escolas do campo, uma vez que essa temática não tem sido debatida no Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iraci Carvalho Uchoa, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Edilberto Santos Moura, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

3Doutor em Educação. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. MANÇANO, Fernandes Bernardo. A educação básica e o movimento social do campo. (Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, nº 2). Brasília, DF: 1999. Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo.

ARROYO, Miguel Gonzalez. MOLINA, Mônica Castagna. Contribuições para a Construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília. (Coleção Por Uma Educação Básica do Campo nº 5). Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 2004.

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BORGES, Heloísa da Silva. Formação Continua de Professores (as) da Educação do Campo no Amazonas (Tese de doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, Manaus, Brasil 2017.

BRITO, Rosa Mendonça. Elementos Constitutivos dos Processos de Pesquisa e da Construção do Conhecimento. In M.G. S. Pinheiro, & N.M. Falcão (Orgs.), Políticas Públicas, Educação Básica e Desafios Amazônicos. (1a edd., Cap. 3, pp 21-41). Manaus: EDUA.

DOURADO, Luiz Fernando. OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: Perspectivas e desafios. Revista de Ciências da Educação 78 (29). 201 – 215. 2009. Recuperado de http://www.cedes.unicamp.br.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: Buainail Antônio. Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp: 2008.

HAGE, Salomão Mustafá. Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. (1ª ed.). Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda,2005.

MARX, Karl. Friedrich Engels. A Ideologia Alemã (5rd ed.). (B.C. José, Trad.). São Paulo: HUCITEC, 1986.

MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. A fábrica como espaço educativo (1a ed.). São Paulo: Editora Scortecci, 2006.

IANNI, Octávio. A luta pela terra. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: FFLCH, 2007.

PICOLI, Fiorelo. (2006). O capital e a devastação da Amazônia. São Paulo: Expressão Popular.

SOUZA, Marilsa Miranda de. Imperialismo e educação do campo. Araraquara: São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004.

TAFFAREL, Celi Zulke., & Munarim, Antonio Pátria educadora e fechamento de escolas do campo: o crime continua. Revista Pedagógica, Chapecó 35(17).41-51, 2015. Recuperado de https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3053/174.

UCHOA, Iraci Carvalho. MOURÃO, Arminda Rachel Botelho. Trabalho e educação do campo no contexto amazônico: um estudo em uma comunidade camponesa do médio Rio Solimões (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, Manaus, Brasil, 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Como Citar

UCHOA, I. C.; MOURÃO, A. R. B.; MOURA, E. S. O fechamento das escolas multisseriadas no Amazonas. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 174–184, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67540. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67540. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO