Entrevista: Suze Silva Sales - Educação do Campo e Escola da Terra: experiências pedagógicas e institucionais
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67489Mots-clés :
Experiência, Trajetória, EducaçãoRésumé
A presente entrevista faz parte de um extenso projeto de pesquisa, onde buscamos registrar as diferentes experiências docentes e institucionais relacionadas à Educação do Campo. Antes de apresentar a entrevista com a Prof.ª Dr.ª Suze Silva Sales, é importante realizar algumas ponderações. Conheci a professora Suze quando cheguei à Universidade Federal do Tocantins em 2014, de lá para cá, desenvolvemos diversas atividades de sucesso, assim como, estabelecemos laços de amizade. A partir de minhas conversas com ela e outros pesquisadores da Educação do Campo, continuo nesse projeto, que nada mais é do que um registro das experiências dos docentes dedicados à Educação do Campo. Ao tomar conhecimento deste projeto, a professora Suze cedeu-se um pouco do seu tempo para realizarmos a presente entrevista. Autora de diversas pesquisas e, com a mesma dedicação dispensada para os estudos sobre a educação direcionada às populações camponesas brasileiras, a professora Suze pôde nos contar um pouco sobre sua trajetória acadêmica, desde as primeiras experiências no município de Patos de Minas, até suas expectativas quanto ao fortalecimento do curso no futuro e suas experiências com a Escola da Terra no estado do Tocantins. Então, espero que o leitor acompanhe a entrevista concedida – apropriando de suas próprias palavras – por um militante das políticas públicas de Educação do Campo.
Téléchargements
Statistiques
Références
BRASIL. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Parecer Nº 01, de 02 de fevereiro de 2006. Brasília, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –SECAD. Edital n. 02 de 23 de abril de 2008. Brasília, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –SECAD. Edital n. 09 de 29 de abril de 2009. Brasília, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão –SECADI. Edital Conjunto SESU/SETEC/SECADI/MEC, n. 02 de 31 de agosto de 2012. Brasília, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 86, de 1º de fevereiro de 2013. Brasília, 2013a.
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 579, de 2 de julho de 2013. Brasília, 2013b.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação-CNE. Resolução nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Brasília, 2019.
KHIDIR, K. S.; MOURA, S. A.T.; & SALES, S. da S. (Org). Educação do Campo e Pesquisa: políticas, práticas e saberes em questão. Goiânia: Kelps, 2016.
LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo, Cortez, 1999.
MOLINA, M. C. & SÁ, L. M. Licenciaturas em Educação do Campo: Registros e Reflexões a partir das Experiências-Piloto (Org). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 5).
MOLINA, M. C. & HAGE, S. M. Licenciaturas em Educação no Campo: Resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão / organizadores Mônica Castagna Molina, Salomão Mufarrej Hage. – Dados eletrônicos. – 1. ed. – Florianópolis: LANTEC /CED/UFSC, 2019. Ebook.
MUNARIM, A. Movimento Nacional de Educação do Campo: uma trajetória em construção. Anped: Caxambú, 2008.
SALES, S. S. Política de formação de professores: análise da institucionalização do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Arraias. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2174/browse?type=author&value=Sales%2C+Suze+da+Silva.
SALES, S. S. & PIMENTA, P. Educação do /no campo: análise hermenêutica de conceitos e a experiência do Programa Escola da Terra. In: SANTOS, R. B. dos; OLIVEIRA, L. M. T. de & ARAÚJO, F. de C. D. Interfaces entre o Programa Escola da Terra e a Educação do Campo do Rio de Janeiro. Seropédica: Edur, 2020. Ebook.
SANTOS, A. R.; SOARES, J. S.; SOUZA, E. Q. Educação do Campo como categoria temática em revistas. Revista Exitus, Santarém/PA, vol. 10, p. 01-25, 2020.
SANTOS, W. R.; SANTOS, A. R. P. (Org.). Educação Musical na Educação do Campo: outras epistemologias. 1. ed. Palmas: Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), 2018.
SILVA, H. T.; GUERSON, M. (Org.). Artes Visuais na Educação do Campo: contextos, tramas e conexões. Palmas: Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), 2018.
SOUZA, M. A. de. Pesquisa Educacional sobre MST e Educação do Campo no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte/MG, vol. 36, p. 01-22, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.