Entrevista: Suze Silva Sales - Educação do Campo e Escola da Terra: experiências pedagógicas e institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67489

Palavras-chave:

Experiência, Trajetória, Educação

Resumo

A presente entrevista faz parte de um extenso projeto de pesquisa, onde buscamos registrar as diferentes experiências docentes e institucionais relacionadas à Educação do Campo. Antes de apresentar a entrevista com a Prof.ª Dr.ª Suze Silva Sales, é importante realizar algumas ponderações. Conheci a professora Suze quando cheguei à Universidade Federal do Tocantins em 2014, de lá para cá, desenvolvemos diversas atividades de sucesso, assim como, estabelecemos laços de amizade. A partir de minhas conversas com ela e outros pesquisadores da Educação do Campo, continuo nesse projeto, que nada mais é do que um registro das experiências dos docentes dedicados à Educação do Campo. Ao tomar conhecimento deste projeto, a professora Suze cedeu-se um pouco do seu tempo para realizarmos a presente entrevista. Autora de diversas pesquisas e, com a mesma dedicação dispensada para os estudos sobre a educação direcionada às populações camponesas brasileiras, a professora Suze pôde nos contar um pouco sobre  sua trajetória acadêmica, desde as primeiras experiências no município de Patos de Minas, até suas expectativas quanto ao fortalecimento do curso no futuro e suas experiências com a Escola da Terra no estado do Tocantins. Então, espero que o leitor acompanhe a entrevista concedida – apropriando de suas próprias palavras – por um militante das políticas públicas de Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

George Leonardo Seabra Coelho , Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutor em História. Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Suze Silva Sales , Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Federal do Tocantins. A Prof.ª Dr.ª Suze Silva Sales tem uma vasta  experiência em pesquisas voltadas para a Educação do Campo, entre elas:  foi Coordenadora Institucional do PROCAMPO e do PIBID-Diversidade da Universidade Federal do Piauí (2012-2013); coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas em Educação do Campo da UFT/MEC (2014 e 2022); integra a equipe de Coordenação do programa Escola da Terra (2017-Atual) no Tocantins; e, atualmente, é Coordenadora de Área do PIBID do Núcleo de Educação do Campo da UFT.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Parecer Nº 01, de 02 de fevereiro de 2006. Brasília, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –SECAD. Edital n. 02 de 23 de abril de 2008. Brasília, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –SECAD. Edital n. 09 de 29 de abril de 2009. Brasília, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão –SECADI. Edital Conjunto SESU/SETEC/SECADI/MEC, n. 02 de 31 de agosto de 2012. Brasília, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 86, de 1º de fevereiro de 2013. Brasília, 2013a.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 579, de 2 de julho de 2013. Brasília, 2013b.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação-CNE. Resolução nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Brasília, 2019.

KHIDIR, K. S.; MOURA, S. A.T.; & SALES, S. da S. (Org). Educação do Campo e Pesquisa: políticas, práticas e saberes em questão. Goiânia: Kelps, 2016.

LEITE, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo, Cortez, 1999.

MOLINA, M. C. & SÁ, L. M. Licenciaturas em Educação do Campo: Registros e Reflexões a partir das Experiências-Piloto (Org). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 5).

MOLINA, M. C. & HAGE, S. M. Licenciaturas em Educação no Campo: Resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão / organizadores Mônica Castagna Molina, Salomão Mufarrej Hage. – Dados eletrônicos. – 1. ed. – Florianópolis: LANTEC /CED/UFSC, 2019. Ebook.

MUNARIM, A. Movimento Nacional de Educação do Campo: uma trajetória em construção. Anped: Caxambú, 2008.

SALES, S. S. Política de formação de professores: análise da institucionalização do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Arraias. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2174/browse?type=author&value=Sales%2C+Suze+da+Silva.

SALES, S. S. & PIMENTA, P. Educação do /no campo: análise hermenêutica de conceitos e a experiência do Programa Escola da Terra. In: SANTOS, R. B. dos; OLIVEIRA, L. M. T. de & ARAÚJO, F. de C. D. Interfaces entre o Programa Escola da Terra e a Educação do Campo do Rio de Janeiro. Seropédica: Edur, 2020. Ebook.

SANTOS, A. R.; SOARES, J. S.; SOUZA, E. Q. Educação do Campo como categoria temática em revistas. Revista Exitus, Santarém/PA, vol. 10, p. 01-25, 2020.

SANTOS, W. R.; SANTOS, A. R. P. (Org.). Educação Musical na Educação do Campo: outras epistemologias. 1. ed. Palmas: Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), 2018.

SILVA, H. T.; GUERSON, M. (Org.). Artes Visuais na Educação do Campo: contextos, tramas e conexões. Palmas: Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), 2018.

SOUZA, M. A. de. Pesquisa Educacional sobre MST e Educação do Campo no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte/MG, vol. 36, p. 01-22, 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Como Citar

COELHO , G. L. S.; SALES , S. S. Entrevista: Suze Silva Sales - Educação do Campo e Escola da Terra: experiências pedagógicas e institucionais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 22–37, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67489. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67489. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO