A democratização da gestão por dentro de uma escola pública municipal
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66898Mots-clés :
Educação pública, Gestão escolar, Democratização da escola públicaRésumé
Esse artigo discute sobre a gestão democrática no cotidiano escolar. O problema da investigação foi: a construção da democratização da gestão da escola favorece a transformação da realidade social? O estudo objetivou analisar o processo de democratização da gestão escolar pública. A metodologia ancorou-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, no qual, é possível descrever e analisar a realidade concreta dos fenômenos educacionais. Fez-se uso de questionários, os quais foram aplicados à coordenação pedagógica, gestor escolar, e representante de docentes no Conselho Escolar de uma escola pública municipal. Os resultados mostraram que o processo de democratização da gestão na escola observada é insuficiente para promover o fortalecimento da comunidade para a construção de uma escola identificada com os interesses das classes populares.
Téléchargements
Statistiques
Références
BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos – investir nos conhecimentos e competências das pessoas para promover o desenvolvimento. 2020. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/461751468336853263/pdf/644870WP00PORT00Box0361538B0PUBLIC0.pdf . Acesso em: 10 abr. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Ministério da Justiça. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 ago. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases Lei n.º 9394/96. Ministério da Educação. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 jun. 2022.
CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 5, n. 57, p. 611-614, out. 2004. Bimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/wBbjs9fZBDrM3c3x4bDd3rc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2022.
CAMPOS, V. F. TQC. Controle da Qualidade Total no Estilo japonês. Nova Lima: Editora Falcon, 2014.
CORREA, P. S. de A. Aspectos polêmicos envolvendo o instituto das eleições diretas nas escolas públicas. Belém: ANPAE, 2017. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero4/1comunicacao/Capitulo1/PauloSergioCorreaE1C.pdf. Acesso em: 10 maio 2022.
DOURADO, L. F.; SIQUEIRA, R. M.. Trabalho e Formação de Professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 842-857, dez. 2020. Quadrimestral. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1211/pdf. Acesso em: 15 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1211.
DOURADO, L. F. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: limites e perspectivas. Cedes, Campinas-SP, v. 28, n. 100, p. 921-946, out. 2007. Trimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/w6QjW7pMDpzLrfRD5ZRkMWr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302007000300014.
DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, Campinas-SP, v. 36, n. 131, p. 299-324, jun. 2015. Trimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hBsH9krxptsF3Fzc8vSLDzr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302015151909.
FOUCAULT, M. Sécurité, territoire, population: cours au Collège de France (1977-1978). Paris: Gallimard/Seuil, 2004. DOI: https://doi.org/10.7202/014590ar.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. As teorias da educação no labirinto do Capital. São Paulo: Boitempo, 2016.
GARCIA, M. L. S. Implicações do terceiro setor no debate da gestão democrática: um estudo a partir do programa “amigos da escola”. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Ppged/Iced/Ufpa, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/bv/arquivos/File/dissertacoes2009/dissertacaomauriciogarcia2007.PDF. Acesso em: 16 jul. 2022.
KOSIK, K. A Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2007.
LIMA, L. C. Organização escolar e democracia radical. Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2009.
MONTAÑO, C. O canto da sereia: crítica à ideologia e aos projetos do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 2014.
OLIVEIRA, J. F. de; DOURADO, L. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cedes, Campinas-SP, v. 29, n. 78, p. 1-15, ago. 2009. Quadrimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Ks9m5K5Z4Pc5Qy5HRVgssjg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-32622009000200004.
OLIVEIRA, J. F. de; FONSECA, M. A Educação em tempos de mudanças: reforma do Estado e educação gerenciada. Impulso, Piracicaba, v. 16, n. 40, p. 55-66, 03 out. 2005. Quadrimestral. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/12850/5/Artigo%20-%20%20Jo%C3%A3o%20Ferreira%20de%20Oliveira%20-%202005.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico. Como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire. 2000.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo, Ática, 2001.
SANTOS, T. F. A. M. O gestor escolar público como um preposto do Estado: escola pública. Beau Bassin, Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2017.
SANTOS, T. F. A. M. Diálogos sobre a educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2018. DOI: https://doi.org/10.24824/978854442099.7.
SARTORI, G. A teoria democrática revisitada. Trad. Dinah de A. Azevedo. São Paulo: Ática, 1994.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados, 2015.
SOUSA, R. Gestão educacional e o planejamento das ações governamentais. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2017.
SOUSA, R.; SANTOS, T. F. A. M. Plano de Ações Articuladas: análise da democratização da gestão educacional em altamira-pa. Educação e Políticas em Debate, Uberlândia-MG, p. 95-109, jul. 2016. Quadrimestral. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/44575/23614. Acesso em: 10 jul. 2022.
WEBER, M. Ensaios de Sociologia. Ed. Guanabara: Rio de Janeiro, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.