A democratização da gestão por dentro de uma escola pública municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66898

Palavras-chave:

Educação pública, Gestão escolar, Democratização da escola pública

Resumo

Esse artigo discute sobre a gestão democrática no cotidiano escolar. O problema da investigação foi: a construção da democratização da gestão da escola favorece a transformação da realidade social? O estudo objetivou analisar o processo de democratização da gestão escolar pública. A metodologia ancorou-se na perspectiva do materialismo histórico e dialético, no qual, é possível descrever e analisar a realidade concreta dos fenômenos educacionais. Fez-se uso de questionários, os quais foram aplicados à coordenação pedagógica, gestor escolar, e representante de docentes no Conselho Escolar de uma escola pública municipal. Os resultados mostraram que o processo de democratização da gestão na escola observada é insuficiente para promover o fortalecimento da comunidade para a construção de uma escola identificada com os interesses das classes populares.

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Biografia do Autor

Raimundo Sousa, Universidade Federal do Pará - Brasil

Pós-doutor em Educação (ULisboa). Professor Adjunto na Universidade Federal do Pará, Altamira, Pará, Brasil.

Luiz Miguel Galvão Queiroz, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Doutorado em Educação (UFPA). Professor na Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Anderson Madson Oliveira Maia , Universidade do Estado do Pará - Brasil

Mestrado em Educação (UEPA). Professor Auxiliar III na Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Rafael da Silva Queiroz, Secretaria de Estado de Educação do Pará - Brasil

Mestrado em Letras (IFPA). Docente na Secretaria de Estado de Educação, Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

SOUSA, R.; QUEIROZ, L. M. G.; MAIA , A. M. O.; QUEIROZ, R. da S. A democratização da gestão por dentro de uma escola pública municipal . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 496–513, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-66898. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66898. Acesso em: 14 nov. 2024.

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