Programas Future-se e Reuni Digital como ofensivas neoliberais sobre as Instituições Federais de Ensino

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66635

Mots-clés :

Políticas educacionais, Instituições Federais de Ensino, Programa Future-se, Programa Reuni Digital

Résumé

Neste artigo, problematizamos duas propostas para as Instituições Federais de Ensino (IFEs) apresentadas pelo governo federal (2019-2022): o Programa Future-se e o Programa Reuni Digital. Como resultado do estudo realizado para a problematização de tais Programas, observamos que estes se estruturam a partir de propostas neoliberais para reeditar a função das IFEs, evidenciando os alinhamentos com interesses e necessidades dos mercados e dos setores produtivos, assim como também embargam o fortalecimento de uma educação pública, estatal, gratuita, universal, laica, inclusiva, democrática e de qualidade socialmente referenciada, podendo levar as IFEs a abandonar sua função precípua, que deve ser compromissada com o desenvolvimento da humanidade para além do capital.

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Tamiris Possamai, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Brasil

Mestra em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Rio do Sul, Santa Catarina.

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Camboriú, Santa Catarina.

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2022-12-02

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POSSAMAI, T.; SILVA, F. L. G. R. da. Programas Future-se e Reuni Digital como ofensivas neoliberais sobre as Instituições Federais de Ensino. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 475–495, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-66635. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66635. Acesso em: 22 nov. 2024.

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