Neoliberalismo e reforma do ensino médio brasileiro: ofensiva à democracia e aprofundamento das desigualdades sociais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-66312

Mots-clés :

Neoliberalismo, Democracia, Política Pública, Ensino Médio

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar a Reforma do Ensino Médio, sancionada pelo ex-presidente Michel Temer, em um primeiro momento, por meio da Medida Provisória MP746/16 e ratificada pela Lei nº 13.415/2017. Desse modo, através de pesquisa bibliográfica e documental, propõe uma reflexão sobre as implicações dessa Reforma para a formação escolar em nível de ensino médio para a juventude brasileira. Os resultados da análise apontam para o caráter antidemocrático da Reforma, bem como para a manutenção da desigualdade entre as classes sociais no que se refere ao direito ao acesso à educação pública de qualidade, socialmente referenciada, para todos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Références

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: set. 2017.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: ago. de 2017.

BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em: jul. de 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Exposição de motivos nº 00084/2016. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2016/medidaprovisoria-746-22-setembro-2016-783654-exposicaodemotivos-151127-pe.html. Acesso em: ago. 2017.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: um longo caminho. 19a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. 231 p.

DALLARI, D. de A. Elementos de teoria geral do estado. São Paulo: Saraiva, 1995. 304 p.

DELORS, J. et al. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2010.

GALVÃO, F. M. de P.. As representações discursivas da Reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, em diferentes gêneros do discurso. 2019. 216 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25819. Acesso em 9 jul. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2131.

KUENZER, A. Z. O ensino médio agora é para vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Ed. Soc., v. 21, n.70, p. 15-39, 2000.

MARRACH, S. A. Neoliberalismo e Educação. In: GUIRALDELLI JUNIOR, P. (Org.). Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 1996, p. 42-56.

PRATES, J. C. Gestão estratégica de instituições sociais: o método marxiano como mediação do projeto político. 1995. 252 p. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - PUCRS-PPGSS, Porto Alegre: PUCRS, 1995.

POULANTZAS, N. O Estado, o poder, o socialismo. 4.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 119 p.

Revista Consultor Jurídico, CONJUR. Fachin reforma decisão, e Supremo julgará reforma do ensino médio, Brasília, 10 ago de 2017. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2017-ago-10/fachin-reforma-decisao-supremo-julgara-reforma-ensino-medio. Acesso em nov. 2018.

ROUSSEFF, D. A Reforma no Ensino. Bom Dia Brasil da TV Globo, 22 set. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J6DZIcnqgAo. Acesso em jun. 2017.

SILVA, M. O. S. Avaliação de Políticas e programas sociais: teoria e prática. São Paulo: Veras, 2001. 173 p.

Téléchargements

Publié-e

2022-07-13

Comment citer

RESENDE, F. M. de P.; GALVÃO, F. M. de P.; GUEDES, M. D.; BIANCHINI, A. R. Neoliberalismo e reforma do ensino médio brasileiro: ofensiva à democracia e aprofundamento das desigualdades sociais . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 929–943, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-66312. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66312. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL