Educar na Amazônia: os Estudos Amazônicos como política pública de resistência à dinâmica do capital

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-66311

Mots-clés :

Estudos Amazônicos, Política Pública, Capital, Amazônia, Disciplina

Résumé

Esta pesquisa investigou como a disciplina Estudos Amazônicos pode ajudar no desvelamento das crises do sistema capitalista. Para tal, é importante compreender a Amazônia como um espaço dinâmico, multifacetário, com vários contrastes, educacionais, sociais, econômicos e ambientais, haja vista a diversidade encontrada na região, proporcionada pela grandiosidade territorial. Fizemos uma breve análise do ambiente amazônico e do histórico da disciplina, para compreender até que ponto ela pode ser fonte de resistência e subsidiar a formulação de políticas públicas. A metodologia adotada foi estudo de caso e análise documental. Pudemos concluir que a disciplina Estudos Amazônicos deveria ser apropriada pelos movimentos sociais, como uma possibilidade de defesa da região.

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Publié-e

2022-07-13

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BARROS, G. R. N.; SOUZA NETO , J. C. de; SANTOS , R. M. Educar na Amazônia: os Estudos Amazônicos como política pública de resistência à dinâmica do capital. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 912–928, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-66311. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66311. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL