Educação Especial Inclusiva: histórico legislativo e contexto escolar, diálogos necessários
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66017Mots-clés :
Educação Especial, Escola, Políticas públicasRésumé
A educação especial inclusiva propõe uma mudança dos valores da educação tradicional e uma reestruturação dos processos de inclusão, por isso a importância das políticas públicas no contexto educacional inclusivo e da análise crítica da legislação no que tange este assunto. O estudo objetiva analisar documentos sobre políticas educacionais inclusivas a fim de entender como se dá a inclusão no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo documental e bibliográfica. Para a análise dos dados, fez-se uso da análise temática. Ao concluir, pode-se perceber que as políticas públicas asseguram muitos benefícios e propõem recursos para possibilitar a efetividade da inclusão escolar. Entretanto, a realidade encontrada nas escolas, muitas vezes, não apresenta tais benefícios.
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