A Teoria do Capital Humano e as políticas de correção de fluxo: um recorte educacional da Amazônia Rondoniense

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65397

Mots-clés :

Teoria do Capital Humano, Políticas de correção de fluxo, Distorção idade-série, Amazônia rondoniense, Escolas rurais

Résumé

A pesquisa objetivou compreender a relação entre políticas de correção de fluxo e a Teoria do Capital Humano a partir da distorção idade-série na região norte do Brasil. Entre as indagações destaca-se: quais os contextos da distorção idade-série na Amazônia rondoniense? Em termos metodológico, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documentos oficiais e estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Identificou-se potencial influência entre a Teoria do Capital Humano de Theodore Schultz (1966) e as políticas educacionais de correção de fluxo implementadas no Brasil desde a década de 1970 na Amazônia rondoniense.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Cândido Matias, Secretaria Estadual de Educação de Rondônia - Brasil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (PPGE/UNIR). Professora da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/RO), Rolim de Moura, RO, Brasil.

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia - Brasil

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEd/UFU). Professor, Pesquisador e Extensionista da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Porto Velho, RO, Brasil. 

Références

AMARAL, N. F. G. do. Processos migratórios em Rondônia e sua influência na língua e na cultura. Linha D’Água, São Paulo, v. 25, p. 87-107, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37369. Acesso em: 30 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v25i1p87-107.

BARROS, Josemir Almeida; MATIAS, Juliana Cândido. Discursos de um presidente: políticas públicas e educação em tempos de pandemia. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35310. Acesso em: 18 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.37885/210504662.

BARROS et al. Escolas rurais na região amazônica: traços da política e administração pública em Rondônia. Revista de Educação Pública, Mato Grosso, v. 30, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11754/9742. Acesso em: 04 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.

BARROS, Josemir Almeida et al. Memórias de professores e professoras rurais sobre o fazer docente em Rondônia, fins do século XX e início do XXI. Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 7, n. 17, p.998-1024, 13 dez. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5548. Acesso em: 24 ago. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5548.

BRASIL. Ministério da Educação. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. Brasília: MEC, 2020. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/10/Anuario-Brasileiro-Educacao-Basica-2020-web-outubro.pdf. Acesso em: 18 Ago. 2021.

COLEMAN, James. Equality of educational opportunity: Institute of Education Sciences. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED012275. Acesso em: 02 Ago. 2021.

INEP. Resultados e resumos: resultados finais do censo escolar. 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 18 ago. 2021.

MATIAS, Juliana Cândido; BARROS, Josemir Almeida. As políticas sociais nos planos de governo dos presidenciáveis 2018 no Brasil e a mídia. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 23, n. 1, p.339-355, 25 jul. 2019. Universidade Federal do Maranhão. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/11923. Acesso em: 18 ago. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n1p339-355.

MATIAS, Juliana Cândido. As contribuições do PNAIC para a prática educacional na rede estadual de ensino de Rolim de Moura-RO: a perspectiva docente. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Porto Velho, 2019.

PISA. Brasil: resultados principais. Disponível em: http://www.oecd.org/pisa/pisa-2015-Brazil-PRT.pdf. Acesso em 28 out. 2021.

RONDÔNIA. Portaria nº 680/2016-GAB/SEDUC: Mediação Tecnológica. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2016/07/portaria-680-2016-gab-seduc.pdf. Acesso em 02 nov. 2021.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Editores associados, 1993.

UNICEF. Panorama da Distorção Idade-Série no Brasil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/461/file/Panorama_da_distorcao_idade-serie_no_Brasil.pdf.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-12

Comment citer

MATIAS, J. C.; BARROS, J. A. A Teoria do Capital Humano e as políticas de correção de fluxo: um recorte educacional da Amazônia Rondoniense . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 781–793, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-65397. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65397. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO