A Teoria do Capital Humano e as políticas de correção de fluxo: um recorte educacional da Amazônia Rondoniense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65397

Palavras-chave:

Teoria do Capital Humano, Políticas de correção de fluxo, Distorção idade-série, Amazônia rondoniense, Escolas rurais

Resumo

A pesquisa objetivou compreender a relação entre políticas de correção de fluxo e a Teoria do Capital Humano a partir da distorção idade-série na região norte do Brasil. Entre as indagações destaca-se: quais os contextos da distorção idade-série na Amazônia rondoniense? Em termos metodológico, utilizou-se pesquisa bibliográfica e documentos oficiais e estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Identificou-se potencial influência entre a Teoria do Capital Humano de Theodore Schultz (1966) e as políticas educacionais de correção de fluxo implementadas no Brasil desde a década de 1970 na Amazônia rondoniense.

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Biografia do Autor

Juliana Cândido Matias, Secretaria Estadual de Educação de Rondônia - Brasil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (PPGE/UNIR). Professora da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/RO), Rolim de Moura, RO, Brasil.

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia - Brasil

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEd/UFU). Professor, Pesquisador e Extensionista da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Porto Velho, RO, Brasil. 

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Publicado

2022-04-12

Como Citar

Matias, J. C., & Barros, J. A. (2022). A Teoria do Capital Humano e as políticas de correção de fluxo: um recorte educacional da Amazônia Rondoniense . Revista Educação E Políticas Em Debate, 11(2), 781–793. https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65397

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO