Por uma Pedagogia Crítica: confluências entre as teorizações de Peter McLaren e o pensamento freireano

Auteurs-es

  • Peter McLaren Universidade de Chapman - Estados Unidos

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65386

Mots-clés :

Pedagogia crítica, Teoria Freireana, Dialogicidade

Résumé

Ao longo de décadas as obras de Peter McLaren têm se constituído em referentes fundamentais para a solidificação da teoria crítica.  No presente ensaio, McLaren apresenta importantes elementos de sua aproximação intelectual com a complexidade dialética e dialógica da obra de Paulo Freire, selada por uma sólida amizade. As narrativas do autor recuperam memórias de encontros com Freire e a importância da teoria freireana para fomentar políticas e práticas educacionais pautadas nas lutas contra-hegemônicas e no enfrentamento das atuais dinâmicas de poder ancoradas em políticas neoliberais e neoconservadoras.

Biographie de l'auteur-e

  • Peter McLaren, Universidade de Chapman - Estados Unidos

    Bacharel em Literatura Inglesa pela Universidade de Waterloo, Bacharel em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Toronto, Mestre em Educação na Brock University 's College of Education, e PhD no Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto. Considerado um dos fundadores da Pedagogia Crítica, suas teorizações são referências fundamentais para investigações e análises sobre o multiculturalismo crítico, princípios freireanos, currículos e culturas escolares.  Sua densa produção está disponibilizada em livros, capítulos de livros, artigos e entrevistas em mais de vinte países.

Publié

2022-04-12

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

Comment citer

MCLAREN, Peter. Por uma Pedagogia Crítica: confluências entre as teorizações de Peter McLaren e o pensamento freireano. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 530–538, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-65386. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65386. Acesso em: 25 déc. 2025.