Por uma Pedagogia Crítica: confluências entre as teorizações de Peter McLaren e o pensamento freireano

Autores

  • Peter McLaren Universidade de Chapman - Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65386

Palavras-chave:

Pedagogia crítica, Teoria Freireana, Dialogicidade

Resumo

Ao longo de décadas as obras de Peter McLaren têm se constituído em referentes fundamentais para a solidificação da teoria crítica.  No presente ensaio, McLaren apresenta importantes elementos de sua aproximação intelectual com a complexidade dialética e dialógica da obra de Paulo Freire, selada por uma sólida amizade. As narrativas do autor recuperam memórias de encontros com Freire e a importância da teoria freireana para fomentar políticas e práticas educacionais pautadas nas lutas contra-hegemônicas e no enfrentamento das atuais dinâmicas de poder ancoradas em políticas neoliberais e neoconservadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Peter McLaren, Universidade de Chapman - Estados Unidos

Bacharel em Literatura Inglesa pela Universidade de Waterloo, Bacharel em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Toronto, Mestre em Educação na Brock University 's College of Education, e PhD no Ontario Institute for Studies in Education, University of Toronto. Considerado um dos fundadores da Pedagogia Crítica, suas teorizações são referências fundamentais para investigações e análises sobre o multiculturalismo crítico, princípios freireanos, currículos e culturas escolares.  Sua densa produção está disponibilizada em livros, capítulos de livros, artigos e entrevistas em mais de vinte países.

Publicado

2022-04-12

Como Citar

McLaren, P. (2022). Por uma Pedagogia Crítica: confluências entre as teorizações de Peter McLaren e o pensamento freireano. Revista Educação E Políticas Em Debate, 11(2), 530–538. https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65386

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO