Regularidades nas políticas de formação docente dos anos 1990 e atuais: o cuidado de si da Academia
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-65069Mots-clés :
Políticas Educacionais, Formação de Professores, Análise do Discurso FoucaultianaRésumé
O presente trabalho envolve a busca por regularidades discursivas nas políticas da década de 1990 e atuais de formação de professores. Numa perspectiva foucaultiana, destacamos regularidades que envolvem a resistência da Academia frente à ingerência do Estado nos projetos de Cursos de Licenciaturas em ambos os períodos. Essas regularidades nos auxiliaram na composição de um cenário que não tem a pretensão de previsões futuras e sim salientar um possível conflito ético eminente que envolve o governo de si e o cuidado de si da Academia. Por regularidade, salientamos que a resistência na falta de um espaço de diálogo pode resultar na marginalização da Academia da sua função de formação de professores, o que poderia descaracterizar boa parte de sua identidade enquanto instituição.
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