Regularidades nas políticas de formação docente dos anos 1990 e atuais: o cuidado de si da Academia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-65069

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação de Professores, Análise do Discurso Foucaultiana

Resumo

O presente trabalho envolve a busca por regularidades discursivas nas políticas da década de 1990 e atuais de formação de professores. Numa perspectiva foucaultiana, destacamos regularidades que envolvem a resistência da Academia frente à ingerência do Estado nos projetos de Cursos de Licenciaturas em ambos os períodos. Essas regularidades nos auxiliaram na composição de um cenário que não tem a pretensão de previsões futuras e sim salientar um possível conflito ético eminente que envolve o governo de si e o cuidado de si da Academia. Por regularidade, salientamos que a resistência na falta de um espaço de diálogo pode resultar na marginalização da Academia da sua função de formação de professores, o que poderia descaracterizar boa parte de sua identidade enquanto instituição.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

CUNHA, A. M.; RODRIGUES, D. G. Regularidades nas políticas de formação docente dos anos 1990 e atuais: o cuidado de si da Academia. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1114–1132, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-65069. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65069. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL