A inclusão e a reserva de vagas para a pessoa com deficiência no ensino superior

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64910

Mots-clés :

Inclusão, Reserva de vagas, Deficiência, Ensino Superior, Políticas Públicas

Résumé

O presente artigo pretende apresentar tratados e legislações relacionadas à pessoa com deficiência no que tange a inclusão e a reserva de vagas. Para abordar essas questões no ensino superior é preciso pensar como vem sendo tratada na educação básica. A partir da luta dos grupos de pessoas com deficiência, o olhar, na construção das leis, foi se voltando para a necessidade de inclusão e atividades direcionadas a esses indivíduos. A discussão sobre o tema da “inclusão” no âmbito da educação básica já ocorre há algum tempo, mas no âmbito do ensino superior é recente. A reserva de vagas está garantida por Lei, mas é necessária a discussão com relação ao acesso, permanência e o prosseguimento de estudos da pessoa com deficiência no ensino superior. Para atender a demanda a palavra-chave é acessibilidade, bem como também pensarmos na barreira atitudinal que é o grande entrave na questão da inclusão.

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Fátima Aparecida Gonçalves Mendes, Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Doutora em Educação pela UNIMEP, Pedagoga Especialista em Educação Especial do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação – Prof. Dr. Gabriel de O. Porto (CEPRE) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publié-e

2022-03-01

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MENDES, F. A. G. . A inclusão e a reserva de vagas para a pessoa com deficiência no ensino superior. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 312–324, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64910. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64910. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE