As políticas de ações afirmativas e a (des) racialização da universidade: em debate a UFRB e seu projeto de universidade negra

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64903

Mots-clés :

Ações afirmativas, Universidade negra, Intelectuais negros

Résumé

O presente artigo tem como objetivo apresentar as reverberações produzidas pelas políticas de ações afirmativas e o projeto de universidade negra desenvolvidos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia a partir da atuação implicada e engajada de gestores/as negros/as responsáveis pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da universidade. Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito sujeitos envolvidos na gestão da PROPAAE entre os anos de 2009 e 2016. A pesquisa revelou que os programas e propostas encampados por esses sujeitos produziram uma política orientada pelo vislumbre de um projeto de universidade ancorado na perspectiva da igualdade e da equidade racial que pode se materializar por meio das ações afirmativas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Natália Silva Colen, Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

Mestre. Universidade Federal de Minas Gerais, doutoranda em Educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Rodrigo Ednilson de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

Pós Doutor. Universidade Federal de Minas Gerais, professor da faculdade de educação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publié-e

2022-03-01

Comment citer

COLEN, N. S. . .; JESUS, R. E. de . As políticas de ações afirmativas e a (des) racialização da universidade: em debate a UFRB e seu projeto de universidade negra. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 101–121, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64903. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64903. Acesso em: 4 déc. 2024.

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Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE