As políticas de ações afirmativas e a (des) racialização da universidade: em debate a UFRB e seu projeto de universidade negra
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64903Palavras-chave:
Ações afirmativas, Universidade negra, Intelectuais negrosResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar as reverberações produzidas pelas políticas de ações afirmativas e o projeto de universidade negra desenvolvidos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia a partir da atuação implicada e engajada de gestores/as negros/as responsáveis pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da universidade. Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito sujeitos envolvidos na gestão da PROPAAE entre os anos de 2009 e 2016. A pesquisa revelou que os programas e propostas encampados por esses sujeitos produziram uma política orientada pelo vislumbre de um projeto de universidade ancorado na perspectiva da igualdade e da equidade racial que pode se materializar por meio das ações afirmativas.
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