Método de Melhoria de Resultados e avaliação externa: estratégias neoliberais na definição da qualidade educacional
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-64415Mots-clés :
Avaliação Externa, Método de Melhoria de Resultados, Qualidade da EducaçãoRésumé
O presente artigo resulta de pesquisa que buscou analisar a concepção de qualidade presente no Método de Melhoria de Resultados (MMR), método de gestão de resultados implementado pela Secretaria da Educação de São Paulo, a partir de 2017. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, e identificou-se que o MMR integra amplo conjunto de políticas educacionais que têm sido implementadas na rede em consonância com o que preconizam os diferentes organismos multilaterais e o ideário neoliberal. Concluímos que a concepção de qualidade é reducionista no MMR, pois articula-se aos resultados mensuráveis e quantificáveis de testes padronizados, desconsiderando fatores e dimensões intra e extraescolares que interferem na qualidade da educação.
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