Agenda neoliberal, juventude e trabalho: uma análise discursiva de coleções didáticas do Novo Ensino Médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-64288

Mots-clés :

Discurso. Juventude, Trabalho. Ensino Médio, Neoliberalismo

Résumé

O artigo analisa coleções didáticas do Novo Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, levando em consideração os impactos reformistas de matriz neoliberal a incidirem sobre o trabalho e a educação para os jovens no Brasil. O objetivo consiste em investigar como discursos sobre o trabalho em três coleções didáticas de Projeto de Vida articulam-se com a racionalidade neoliberal. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativa, de natureza documental e qualitativa. Foi possível observar que a conexão entre o trabalho e o neoliberalismo ocorre por meio de regularidades discursivas relativas às instabilidades do mundo do trabalho e a necessidade de engendrar condutas juvenis flexíveis, proativas e autônomas.

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Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, Rio Grande do Norte, Brasil.

Edvânia Batista de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publié-e

2022-04-12

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SILVA, F. V. da; MORAIS, E. B. de. Agenda neoliberal, juventude e trabalho: uma análise discursiva de coleções didáticas do Novo Ensino Médio . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 632–651, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-64288. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64288. Acesso em: 26 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO