Agenda neoliberal, juventude e trabalho: uma análise discursiva de coleções didáticas do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-64288Palavras-chave:
Discurso. Juventude, Trabalho. Ensino Médio, NeoliberalismoResumo
O artigo analisa coleções didáticas do Novo Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, levando em consideração os impactos reformistas de matriz neoliberal a incidirem sobre o trabalho e a educação para os jovens no Brasil. O objetivo consiste em investigar como discursos sobre o trabalho em três coleções didáticas de Projeto de Vida articulam-se com a racionalidade neoliberal. Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativa, de natureza documental e qualitativa. Foi possível observar que a conexão entre o trabalho e o neoliberalismo ocorre por meio de regularidades discursivas relativas às instabilidades do mundo do trabalho e a necessidade de engendrar condutas juvenis flexíveis, proativas e autônomas.
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