“Nossos conhecimentos não são respeitados e nem valorizados”: por uma nova episteme para a educação de alunos quilombolas na Universidade Federal do Pará

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64249

Mots-clés :

Estudantes quilombolas, Políticas de acesso, Educação Superior

Résumé

O texto analisa a experiência acadêmica de alunos da Universidade Federal do Pará, oriundos do Processo Seletivo Especial, que prevê reserva de vagas para estudantes quilombolas. O estudo destaca o perfil e as vivências desses discentes. Metodologicamente, a pesquisa, na modalidade de estudo de caso, apresenta uma abordagem mista, com dados quantitativos e qualitativos, envolvendo uma amostra de 35 alunos. Os resultados indicam que os pesquisados apresentam uma trajetória escolar e universitária marcada por dificuldades econômicas, sociais e pedagógicas. As conclusões demonstram que esses discentes desenvolvem estratégias coletivas para lidar com as agruras do mundo acadêmico, pois a instituição universitária ainda se mantém apartada dos saberes desses grupos tradicionais.

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Débora Alfaia da Cunha, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela UnB. Professora da Universidade Federal do Pará. Castanhal. Pará. Brasil.

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Publié-e

2022-03-01

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CUNHA, D. A. da . “Nossos conhecimentos não são respeitados e nem valorizados”: por uma nova episteme para a educação de alunos quilombolas na Universidade Federal do Pará . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 292–311, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64249. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64249. Acesso em: 22 nov. 2024.

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DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE