A construção do currículo escolar ao horizonte da democracia e da justiça curricular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-63827Palavras-chave:
Experimentalismo democrático em educação, Democracia de alta intensidade, Justiça curricularResumo
Na contracorrente da imposição globalizada de currículos oficiais, este artigo visa apresentar o processo de construção coletiva do currículo do município de Várzea Paulista-SP (2005-2012). Os dados coletados a partir de documentos e entrevistas com os profissionais da educação foram organizados conforme a análise de conteúdo (Bardin, 2016). O recorte analítico incidiu sobre o processo de democratização entre os envolvidos, alicerçado na concepção de democracia de alta intensidade (Santos, 2016) e sobre justiça curricular (Ponce, 2018; Ponce; Araújo, 2019). Concluiu-se que a construção curricular sustentada por um programa de formação profissional que reconheceu e valorizou os saberes em presença, fortaleceu a participação dos sujeitos e constituiu-se num experimentalismo democrático.
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