Le Programme le plus d’alphabétisation (PMALFA) entre-temps de 2018 à 2020
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60193Mots-clés :
Lecture, Écriture, Formation, Politiques d’alphabétisationRésumé
Le texte présente une partie de la recherche qui a fait des recherches sur le Programme Plus d'alphabétisation (PMALFA), en cherchant à analyser le concept d’alphabétisation qui a était défendu dans le programme, ainsi que l’approche pris dans les recherches brésiliennes qui avait pour objet d’étudier le programme . Dans une approche qualitative, exploratoire et descriptive, l'étude avait une analyse documentaire du manuel opérationnel du système d’orientation pédagogique et le suivi des PMALFA, et le sondage sur les thèses et mémoires soutenues dans les programmes post-universitaire au Brésil et sur les articles parus dans les revues brésiliennes. Les résultats indiquent une éducation précaire, ainsi qu’une vision superficielle et réductrice du processus d’apprentissage de la lecture et de l’écriture.
Téléchargements
Statistiques
Références
ARANDA, M. A. M.; VIEDES, S. C. A; LINS, C. P. D. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) como política educacional. Laplage em Revista. Sorocaba, v. 4, n. 2, maio-ago., p. 40-53, 2018. Disponível em: https://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/471/716. Acesso em: 30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.24115/s2446-6220201842471p.40-53.
ARAÚJO, S. C. L. G. Trabalho docente, infância e políticas de alfabetização e de avaliação: um estudo sobre a identidade das professoras de 1º ciclo de Belo Horizonte. 2019. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/31869. Acesso em: 30 jan. de 2021.
BALL, S. J. La micropolítica de la escuela: hacia uma teoria de la organización escolar. Barcelona: Paidós, 1989.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: edições 70, 2016.
BRASIL. Portaria nº 142 de 22 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Mais Alfabetização, que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23.02.2018, edição 37, seção 1, p. 54-55, 2018a.
BRASIL. Manual operacional do sistema de orientação pedagógica e monitoramento. Programa Mais Alfabetização. Brasília: Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Coordenação-Geral de Ensino Fundamental, 2018b.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017 institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 22.12.2017, Seção 1, p.41, 2017.
BRASIL. Lei 11274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Poder legislativo: Brasília, DF, 07.02.2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm#art3. Acesso em: 10 mai. 2021.
BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Poder legislativo: Brasília, DF, 23.12.1996, Ano CXXXIV, n. 248, seção 1, p. 27766-27841,1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 30 jan. 2021.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artemed, 2010.
MANCIN, R. P. Do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) ao programa mais alfabetização (PMALFA): o novo ou tudo de novo? 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9708990. Acesso em: 04 mai. 2021.
MESQUITA, A. M. A.; RODRIGUES, J. R. B.; CASTRO, K. P. A política curricular no contexto da inclusão e seus mecanismos de diferenciação curricular. Revista Teias. Rio de Janeiro, v. 19, n. 55, out./dez., p-70-88, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/37549. Acesso em: 30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.37549.
MIRANDA, M. C. Políticas Nacionais de Alfabetização: O Programa Mais Alfabetização no município de Ananindeua-PA. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/Mayranda.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
MORAIS, A. G. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
MORAES, A. C. A. Análise do programa mais alfabetização e precarização na formação e trabalho docente. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, Marília, v. 5, n. 1, Jan./Jun., p. 109-126, 2019. Disponível em: http://200.145.171.5/revistas/index.php/RIPPMAR/article/view/8336. Acesso em: 30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/2447-780x.2019.v5.n1.10.p109.
OLIVEIRA, Paulo Vinícius Brito dos Santos. A formação continuada e prática pedagógica: um retrato do programa “Mais Alfabetização” em Teixeira de Freitas-BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica). Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, ES, 2020. Disponível em: https://ceunes.ufes.br/. Acesso em 05 mai. 2021.
PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. E-book. Disponível em: https://tconline.feevale.br/NOVO/tc/files/o18yhw/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
RIBEIRO, D. M. A. Contribuições da formação continuada de professores alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Idade Certa – PNAIC. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. Disponível em:
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5426. Acesso em: 30 jan. 2021.
SANTOS, M. C. X. Profissionalização e profissionalidade docente: as interdependências entre professorado, gestão da escola e equipe gestora do ensino da secretaria de educação de um município do agreste pernambucano. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. Disponível em: https://attena.ufpe.br/bitstream/123456789/36148/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Marcia%20Cristina%20%20Xavier%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021.
SILVA, K. M. O papel da escola pública a partir das vozes dos professores: isto e/ou aquilo? 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2019.
SIMÕES, V. L. B. Histórias infantis e aquisição de escrita. Em Perspectiva. São Paulo, v. 14 n. 1, p. 22 a 28, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9799.pdf. Acesso em: 30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-88392000000100004.
SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. Editora: Contexto, 2020.
SOUSA, E. J.; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Recursos financeiros na escola: visão de diretores em cinco municípios do Ceará. Política e Gestão Educacional. v. 24, n. 1, jan., p. 132-153, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13067. Acesso em: 30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.13067.
SOUZA, R. A. M. de. Letramento na educação infantil: “quem tem medo do lobo mau...” Inter-Ação - Revista Faculdade de Educação. Goiânia, v. 33, n. 2, jul./dez., p. 265 a 279, 2008. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/5267/4670. Acesso em: 30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v33i2.5267.
VIEDES, S. C. A.; ARANDA, M. A. M. Alfabetização da criança brasileira como expressão política: uma análise gramsciana. Revista Diálogos Interdisciplinares GEPFIP, v. 2 n. 6, p. 20-33, 2018a. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/9331. Acesso em: 30 jan. 2021.
VIEDES, S. C. A.; ARANDA, M. A. M. O voo da coruja de minerva sobre a política nacional de alfabetização. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem (RBECL/UEMS), Campo Grande, v. 2, n. 2, p. 37-45, 2018b. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2973. Acesso em: 30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p773.
VIEDES, S. C. A.; SOUSA, S. N., ARANDA, M. A. M. A concepção de alfabetização em programas federais: tensões e (in)certezas da política nacional de alfabetização (2016-2019). REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 4, n. 8, jul./dez. 2019. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6357. Acesso em:30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n8.6357.
VOSGERAU, D., S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, 165-189, jan./abr., 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2317/2233. Acesso em: 30 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.ds08.