Le financement de l’éducation dans le contexte du fédéralisme: limites et possibilités du régime de collaboration

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57799

Mots-clés :

Financement de l'éducation, Programme de collaboration, Fédéralisme

Résumé

L'article analyse les possibilités et les limites du régime de collaboration de FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) et PAR (Plano de Ações articuladas) en tenant compte des villes au Pará, Minas Gerais et Rio Grande do Norte. Sur la base des données du système d'information budgétaire du gouvernement brésilien, le Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE), et du Ministério da Educação (MEC)/FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), les montants financiers reçus du PAR et du FUNDEB sont analysés afin de mesurer la participation des entités fédératives à la composition de ces ressources. Dans toutes les villes, les ressources de PAR de l'État étaient négligeables par rapport à celles investies dans l'éducation. Avec le FUNDEB, 86,6% des communes reçoivent des contributions importantes d'autres entités fédérées, mais seulement 33,3% reçoivent une complémentation de l'État, un régime de collaboration, donc partiel.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Dalva Valente Guimarães Gutierres, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora Associada do Instituto de Ciências da Educação da ufpa onde atua na graduação e no programa de pós-graduação em educação. É coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em politicas publicas e gestão educacional -GEPPOGE . Faz parte da associação Nacional de pesquisadores em financiamento da educação - Fineduca, da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação-anped e atualmente é parte da Diretoria da Associação Nacional de Politica e Administração da Educação-anpae.

Laurimar de Matos Farias, Secretaria Estadual de Educação do Pará - Brasil

Mestre em Educação pela UFPA, Doutor em Educação pela UFPA. Professor da Educação Básica vinculado à rede estadual de Ensino do Pará. Pesquisador  do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre educação Superior  - GEPES/UFPA e Pesquisador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (CEPPE/EGPA).

Daniela Cunha Terto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Currais Novos

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Publié-e

2021-02-19

Comment citer

GUTIERRES, D. V. G.; FARIAS, L. de M.; TERTO, D. C. Le financement de l’éducation dans le contexte du fédéralisme: limites et possibilités du régime de collaboration. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 46–62, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n1a2021-57799. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57799. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Financiamento da Educação Básica e a política de fundos