Jeunes en situation de privation de liberté au Brésil

Auteurs-es

  • Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Elenice Maria Cammarosano Onofre Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-03

Mots-clés :

Jeunes en situation de restriction et privation de liberté, Socio-éducation, Éducation dialogique

Résumé

Cet article présente les résultats d'une recherche doctorale visant à comprendre le contexte situationnel des jeunes en situation de privation de liberté et le panorama national de l'exécution des mesures socio-éducatives au Brésil. Les hypothèses théoriques et méthodologiques qui sous-tendent la recherche s'appuient sur des outils discursifs critiques pour l'analyse des données collectées dans un centre socio-éducatif de Cuiabá / MT-CASE. L'étude révèle un décalage entre les négociations juridiques et la signification et la signification des jeunes dans leur vie quotidienne.

 

Biographies de l'auteur-e

  • Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Grupos de Pesquisa: Educação de jovens e adultos em restrição e privação de liberdade e Práticas Sociais e Processos Educativos. Pesquisadora do Núcleo de investigação e práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade

  • Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

    Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCL - UNESP). Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas

Références

BERNSTEIN, B. The structuring of pedagogic discourse. London: Routledge, 1990.

BRASIL.Lei nº 6.697, de 10 de Outubro de 1979. Dispõe sobre o Código de Menores,1979.

BRASIL.Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providencias. Brasília, 1990.

BRASIL. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012.Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. Casa Civil, 2012.

BRASIL. Resolução CNJ nº 165 de 16 de novembro de 2012. Dispõe sobre normas gerais para o atendimento, pelo Poder Judiciário, ao adolescente em conflito com a lei no âmbito na internação provisória e do cumprimento das medidas socioeducativas, 2012.

BRASIL. Panorama Nacional. A Execução das Medidas Socioeducativas de Internação Programa Justiça ao Jovem. Poder Judiciário. Brasília:CNJ/2012. Disponível em: www.cnj.jus.br. Acesso em: 07 maio de 2018.

BRASIL. Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei –CNACL. Conselho Nacional de Justiça. Poder Judiciário. Brasília: CNJ/2016. Disponível: www.cnj.jus.br. Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em <http://www.onu-brasil.org.br/doc_crianca.php>. Acesso em: 07 maio de 2018.

COSTA, A. C. G. Socioeducação: estrutura e funcionamento da comunidade educativa. Secretaria Especial de Direitos humanos - Subsecretaria dos Direitos da Criança e do Adolescente, abril, 2004a.

COSTA, A. C. G. As Bases Éticas da Ação Sócio-educativa: referenciais normativos e princípios norteadores. Secretaria Especial de Direitos Humanos – Subsecretaria dos Direitos da Criança e do Adolescente, junho, 2004b.

COSTA, A. C. G. Parâmetros para a Formação do Sócio-educador: uma proposta inicial para reflexão e debate. Secretaria Especial de Direitos Humanos -Subsecretaria dos Direitos da Criança e do Adolescente, junho, 2004c.

COSTA, A. C. G. Os regimes de atendimento no estatuto da criança e do adolescente – perspectivas e desafios. Secretaria Especial de Direitos Humanos, Subsecretariados Direitos da Criança e do Adolescente, abril, 2004d.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. Londres e Nova York: Routledge: 2003.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

FREIRE, P.Conscientização – teoria e prática da libertação.São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

FREIRE, P.Extensión o comunicación? Argentina: Siglo XXI, 1973.

FREIRE, P.Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P.Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido.12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P.Educação como prática de liberdade. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

VOLP, M. (Org.). Adolescentes privados de liberdade: a normativa nacional e internacional e reflexões acerca da responsabilidade penal. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 7-72.

Téléchargements

Publié

2019-02-18

Numéro

Rubrique

Dossiê: Políticas públicas no sistema carcerário e socioeducativo do Brasil

Comment citer

MIRANDA, Kátia Aparecida da Silva Nunes; ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Jeunes en situation de privation de liberté au Brésil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n2a2017-03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46782. Acesso em: 12 déc. 2025.