GESTÃO E INTERSETORIALIDADE NO ATENDIMENTO ESCOLAR EM AMBIENTE HOSPITALAR
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31317Résumé
O presente texto é parte do resultado de pesquisa que busca compreender a interface entre as políticas sociais na cidade de Niteroi, Rio de Janeiro. Tem como objetivo trazer alguns elementos acerca do atendimento educacional a crianças e jovens hospitalizados, desenvolvido em Classes Hospitalares, com foco nos paradigmas de gestão e da intersetorialidade.
Téléchargements
Statistiques
Références
BONAMINO, Alicia Maria Catalano de. O público e o privado na educação brasileira inovações e tendências a partir dos anos de 1980. Revista Brasileira de História da Educação, n° 5 jan./jun. 2003. Disponível em: www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/235/242, Acesso em 20 de outubro de 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 14 de setembro de 2014.
BRASIL. LEI Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em 18 de dezembro de 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. / Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC, SEESP, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Da administração Pública à Gerencial. Revista do Serviço Público, 47(1) janeiro-abril 1996. Trabalho apresentado ao seminário sobre Reforma do Estado na América Latina organizado pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado e patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Brasília, maio de 1996) In: http://www.bresserpereira.org.br/papers/1996/95.AdmPublicaBurocraticaAGerencial.pdf.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Uma nova Gestão para um novo Estado: liberal, social e republicano. Revista do Serviço Público, 52 (1), janeiro 2001: 5- 24. The 2001 John L. Manion Lecture, Ottawa, Canadá. In: http://www.bresserpereira.org.br/ver_file.asp?id=1220.
DOURADO, Luis Fernandes. O público e o privado na agenda educacional brasileira. In: Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. FERREIRA, Naura Syria Carapeto e AGUIAR, Marcia Angela da S. (orgs). São Paulo: Ed. Cortez, 2011.
FERRIANI, Maria das Graças Carvalho. Saúde escolar: contradições e desafios. Goiânia: AB, 1997.
JUNQUEIRA, Luciano A. Prates. Descentralização, intersetorialidade e rede como estratégias de gestão da cidade. Revista FEA-PUC-SP. São Paulo, 1:57-72, nov. 1999.
KEINERT, Tânia Margarete Mezzomo. Administração Pública no Brasil: crises e mudanças de paradigmas. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2000.
LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira e DUARTE, Vanda Catarina. Desafio da articulação entre políticas setoriais e intersetoriais: o caso da educação. X Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Santiago, Chile, 18 - 21 Oct. 2005. <http://www.clad.org.ve/fulltext/0053051.pdf>.
PAULA, Ana Paula Paes. Por uma nova gestão Pública. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
SÁ, Jeanete L. Martins de (org.). Serviço Social e Interdisciplinaridade: dos fundamentos filosóficos à pratica interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão. 2° ed., São Paulo, Cortez, 1995.
SILVA, Benedicto. Coord. Geral. Antonio Garcia de Miranda Neto et ali. Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1987. 2ª edição.
XAVIER, Libania Nacif. Oscilações do público e do privado na história da educação brasileira. In: Revista Brasileira de História da Educação, n° 5 jan./jun. 2003.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2015
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.