ENEM: PONTOS POSITIVOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Auteurs-es

  • Silvana Malusá Universidade Federal de Uberlândia
  • Luma Lemos de Medeiros Ordones Universidade Federal de Uberlândia
  • Elisabete Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30284

Résumé

Resumo: Enem: pontos positivos para a educação brasileira. Utilizado como instrumento de avaliação da educação básica brasileira, o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, desde sua criação, difunde seus objetivos e concepções sustentando a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a vida cidadã dos estudantes. Diante de suas ênfases e sua influência na educação brasileira, espera-se uma reforma no ensino médio e, com isso, uma mobilização dos professores que nele atuam, objetivando estimular habilidades indispensáveis nos alunos preparando-os para trajetória acadêmica. Toda essa reestruturação do ensino teve como propósito democratizar o acesso ao ensino superior bem como desenvolver a reorganização do currículo do ensino médio. Essa ação levou as universidades a uma maior autonomia com a opção de uso do Enem em seus processos seletivos e, na atualidade, seu resultado é considerado para ingresso no ensino superior. Este estudoapresenta e discute concepções e objetivos que tornaram o Enem um instrumento para a reforma do ensino médio visando compreender a influência dele na qualidade da educação brasileira. O procedimento metodológico da pesquisa é documental juntamente com artigos científicos sobre o tema.

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Publié-e

2015-07-09

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MALUSÁ, S.; DE MEDEIROS ORDONES, L. L.; RIBEIRO, E. ENEM: PONTOS POSITIVOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30284. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30284. Acesso em: 7 nov. 2024.

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