Políticas de internacionalização da educação: olhares multidimensionais

Editorial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-73274

Palabras clave:

Políticas de internacionalização, Educação, Olhares multidimensionais

Resumen

Internacionalização, Globalização e Mundialização são categorias analíticas que guardam complexidades, singularidades e similaridades. A epígrafe acima, extraída dos escritos do notável geógrafo brasileiro, Mílton Santos, coloca em evidência um dos aspectos que garantem o elo comum entre os mencionados fenômenos: seu caráter não reificado e, portanto, substantivado nas relações sociais com as demandas de quem constrói o espaço geográfico. Historicamente, dimensões espaciais e geográficas tiveram importante papel no processo de acumulação do capital conduzidas por grupos hegemônicos. Karl Marx e Friedrich Engels, há 176 anos, analisaram com precisão as metamorfoses ensejadas pelos novos mercados financeiros e de consumo, permitindo a acumulação capitalista de forma cosmopolita, por meio de fluxos integradores e da flexibilidade geo-política do mundo:

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Vieira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Pós-doutorado em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Membro do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania –UFU. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília.  Docente da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal, no curso de Pedagogia, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate.  Doutora em Educação pela UFU. Professora associada de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Citas

BECK, U.. ¿Que es laglobalización? Falaciasdel globalismo, respuestas a laglobalización España: Paidós, 1998.

IANNI, O.. Era do globalismo Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 1996.

MARX, K.; ENGELS, F..Manifesto do partido comunista. São Paulo: Editorial Boitempo, 1998.

SANTOS CLEMENTE, F. A.; COSTA MOROSINI, M. . (2021). Internacionalização e/ou interculturalidade athome?. Linguagens, Educação E Sociedade, (47), 83-108, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26694/les.v0i47.10193. Acesso em 05-03-2024

SANTOS, M. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2017.

SANTOS, T. S. dos S..Globalização e exclusão: a dialética da mundialização do capital. https://www.scielo.br/j/soc/a/3ZxzcsL7YLskmzn8yLFyCDy/. Acesso em 05-03-2024

Publicado

2024-04-29

Cómo citar

SILVA, M. V.; SOUZA, V. A. de; SOUZA, R. A.; RICHTER, L. M. Políticas de internacionalização da educação: olhares multidimensionais: Editorial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–10, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-73274. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/73274. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

EDITORIAL