APRESENTAÇÃO - Outros olhares e possibilidades para pensar em políticas educacionais de igualdade racial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-58019

Palabras clave:

Políticas educacionais de igualdade racial, Pluralidade, Racismo, Políticas Públicas

Resumen

Optamos por iniciar a apresentação do volume especial deste dossiê, uma edição em celebração ao Dia da Consciência Negra, com o trecho da Canção Kizomba festa da raça, de Martinho da Vila, lançada em 1988. A canção registra um agradecimento a Zumbi pela resistência à escravização dos negros no Brasil. Zumbi é considerado o último líder do Quilombo dos Palmares, que se localizava na Capitania de Pernambuco, região que atualmente faz parte do estado de Alagoas. O Quilombo de Palmares era uma comunidade formada por escravizados negros que fugiram de fazendas, de prisões ou de senzalas e que resistiam ao processo de escravização. O quilombo foi destruído por forças da Coroa Portuguesa, depois de vários enfrentamentos, e Zumbi dos Palmares foi morto no dia 20 de novembro de 1695, deixando-nos como herança a importância da luta pela liberdade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Pós doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá, doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília, Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e pós graduação.

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

[1]Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e Pós - graduação. Membro da Linha Saberes e Prática Educativas.

Citas

PAULA, Benjamin Xavier de. O ensino de história e cultura da África e afro-Brasileira: da experiência e reflexão. In: GUIMARÃES, Selva (Org.). Ensinar e aprender História: formação saberes e práticas educativas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo – Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Publicado

2020-11-03

Cómo citar

KATRIB, C. M. I. .; SILVA JÚNIOR, A. F. da . . APRESENTAÇÃO - Outros olhares e possibilidades para pensar em políticas educacionais de igualdade racial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 837–842, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-58019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/58019. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial: práticas e saberes por uma