Identidade racial negra no contexto da produção do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MG / Black racial identity in the context of the production of the Municipal Education Plan of Diamantina/MG

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57888

Palabras clave:

: Identidade racial negra, Políticas de currículo, Plano Municipal de Educação

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir como o tema da identidade racial negra foi apropriado no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MG (2015-2025). Auscultamos os colaboradores sobre: compreensão do plano de elaboração dessa política; identificação das vozes integrantes; participação do movimento negro; abordagem do tema da identidade racial negra. Pelo exposto, a cena de elaboração do PME de Diamantina/MG configurou-se como um campo político marcado por debates sobre identidades, mas nem todas as vozes tiveram expressão para definir as matrizes da Lei nº 3.880/2015, que aprova o referido plano. Nesse campo de disputas, a identidade racial negra desenhada no processo de tessitura do plano é caudatária da visão colonial, uma vez que a população negra presente no contexto educacional diamantinense ainda não é considerada parte integrante desse processo.

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Biografía del autor/a

Vanderson Ely Meira, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - Brasil

Mestrado em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Professor de Filosofia na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Regina Célia do Couto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

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Publicado

2020-10-24

Cómo citar

MEIRA, V. E. .; COUTO, R. C. do . Identidade racial negra no contexto da produção do Plano Municipal de Educação de Diamantina/MG / Black racial identity in the context of the production of the Municipal Education Plan of Diamantina/MG. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 788–802, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57888. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57888. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur