A política escolar na França na atualidade (2017-2019): tentativas de interpretação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-51987

Palabras clave:

Política educacional na França, Neoliberalismo, Neurociências, Seleção escolar

Resumen

Este artigo tenta analisar os dois anos (2017-2019) da política escolar conduzida na França pelo ministro Jean-Michel Blanquer no governo do novo presidente Emmanuel Macron. Esta política é de fato particularmente difícil de descriptografar, na medida em que não pretende ser nem de direita, nem de esquerda. O autor analisa primeiro o quadro ideológico e teórico dessa política (no centro do qual, encontra-se o neoliberalismo e a neurociências), em seguida, alguns aspectos da comunicação e da ação do ministro que busca muitos efeitos midiáticos, enfim os principais significados da lei conhecida como "escola de confiança", promulgada em julho de 2019. Essa análise mostra que por trás das boas intenções declaradas de luta contra o fracasso escolar, se esconde uma política autoritária caracterizada por uma desconfiança em torno de professores e orientações desiguais, reforçando a seleção em detrimento dos alunos com maior dificuldade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ALVAREZ, Céline. Les lois naturelles de l’enfant, Paris, Les Arènes, 2016.

BLAY, Michel et LAVAL, Christian. Neuropédagogie. Le cerveau au centre de l’école, Paris, Tschann, 2019.

GURGAND, Marc. Un des chercheurs impliqués, in Le Monde.fr, 23.01.2019.

OCDE. PISA: Program for International Student Assessment; PIRLS : Progress in International Reading Literacy.

ROBERT, André D. L’école en France de 1945 à nos jours, Grenoble, PUG, 2e édition augmentée.

ROBERT, André D. Le ‘projet de modernisation du système éducatif’ : prémices proches et lointaines, contexte, processus d’élaboration (été 1974- février 1975) in Gutierrez L. et Legris P., Le collège unique, PUR, 2016. https://doi.org/10.4000/books.pur.45213

ROBERT, André D. Alain Peyrefitte, la rénovation de la pédagogie et le colloque d’Amiens’, à paraître. Ouvrage collectif, PUR.

Publicado

2019-12-12

Cómo citar

ROBERT, A. D. .; ULHÔA, L. M. .; KHOURY, Z. A. A política escolar na França na atualidade (2017-2019): tentativas de interpretação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 196–205, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n2a2019-51987. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/51987. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua