Avaliação do aluno surdo na escola regular: pressupostos legais e experiências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-51785

Palabras clave:

Avaliação, Políticas de Educação Inclusiva, Surdo

Resumen

La evaluación del aprendizaje tiene como objetivo proporcionar la comprensión de los conocimientos consolidados y repensar las prácticas educativas para favorecer el aprendizaje de los alumnos. Teniendo en cuenta estas consideraciones, el presente trabajo tiene como objetivo general identificar (en la legislación y en la literatura) presupuestos, recursos y prácticas de evaluación para sordos a fin de reflexionar sobre las condiciones que optimicen este proceso. Para ello, definimos como recorrido metodológico la investigación exploratoria, pautada en el análisis documental y en la revisión de la literatura, cuya fundamentación se basó en Brasília (2014), Brasil (1996, 2015), Libâneo (2007), Luckesi (2011), Hoffmann (2011; 2013) entre otros. De este modo, presentamos un análisis bibliográfico, de naturaleza cualitativa, basada en la legislación que trata de la evaluación volcada hacia el alumno sordo y en resultados de 7 investigaciones que discuten recursos y estrategias para favorecer la optimización de ese proceso. Hemos identificado la necesidad de la formación continua para modificar el desempeño docente en la evaluación, incluyendo la colaboración de otros profesionales y miembros de la comunidad escolar en el proceso de evaluación.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BRASIL. Aviso Circular nº 277, de 08 de maio de 1994. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aviso277.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. https://doi.org/10.5380/jpe.v10i20.49964

BRASIL. Portaria nº 1679, de 2 de dezembro de 1999. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/c1_1679.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018. https://doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28373

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 02, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.708

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm>. Acesso em: 24 out. 2018. https://doi.org/10.1590/0034-716719730005000016

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2005. Disponível em: <https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/96150/decreto-5626-05>. Acesso em: 24 out. 2018. https://doi.org/10.12660/rda.v1.1945.8533

BRASIL. Decreto nº 7.611, 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611. htm#art11>. Acesso em: 24 out. 2018. https://doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-28370

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/ Lei/L13146.htm>. Acesso em: 24 out. 2018. https://doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0022/2017.v3i1.1811

BOLSANELLO, M. A.; ROSS, P. A. Educação Especial e avaliação da aprendizagem na escola regular. Curitiba: Ed. da UFPR, 2005. Disponível em: < http://www.cinfop.ufpr.br/pdf/colecao_1/educ_esp_7.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

FREITAS-REIS, I et al. Métodos de avaliação para o aluno surdo no contexto de química. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EM DIDACTICA DE LAS CIENCIAS, 10., 2017, Sevilla, Anais...Sevilla: Enseñanza de Las Ciencias. Nº extraordinário, 2017. p. 4009 – 4014. https://doi.org/10.5565/rev/ec/v31n1.1143

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 3ª ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.

GONÇALVES, A. G. da C. et al. A avaliação da aprendizagem e o aluno surdo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2017, Curitiba. Anais...Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2017. Disponível em: < http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24395_12387.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2018.

GREMAUD, A. P. et al. Guia de estudo: avaliação continuada. Juiz de Fora: Fadepe, 2009.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2011.

HOFFMANN, J. Avaliação: Mito & Desafio. Uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2013.

INEP. Video-prova em Libras do Enem 2017 está disponível no YouTube do INEP. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2017/11/videoprova-em-libras-do-enem-2017-esta-disponivel-no-youtube-do-inep>. Acesso em: 23 nov. 2018. https://doi.org/10.24824/978854441890.1

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MAHL, E.; RIBAS, V. A. Avaliação escolar para alunos surdos: entendimentos dos professores sobre este processo. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 7., 2013, Londrina. Anais...Londrina: UEL, 2013. p. 584 – 595. https://doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-27974

OLIVEIRA, S. M. et al. O intérprete educacional de Libras: a mediação no processo de avaliação do aluno surdo. Polyphonia: Revista de Educación Inclusiva, n. 2, ano 1, p. 131 – 149, 2018.

OLIVEIRA, C. V.; SILVA, F. B.; GOMES, V. L. A avaliação do surdo na escola regular. Educação e Fronteiras On-line. Dourados/MG, v. 7, n. 19, p. 71-78, jan/abr 2017.

PEREIRA, M. C. M. et al. Libras: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

REVISTA VEJA. Novo recurso é mais uma opção aos candidatos, que já contavam com auxílios de tradutor-intérprete de libras ou de leitura labial na hora da prova. 2017. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/candidatos-surdos-vao-poder-prestar-o-enem-por-video-prova/. Acesso em: 23 nov. 2018. https://doi.org/10.28998/2317-9945.2018v1n60p87-101

RODRIGUES, F. B. de M.; GONÇALVES, L. P. A avaliação do aluno surdo em classe inclusiva na rede pública de ensino do Distrito Federal. Revista Linguagens Educação e Sociedade. Teresina, ano 22, n. 37, p. 172 – 189, 2017. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7582

SALAMANCA. Declaração de Salamanca. 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

SILVA, E. L.; KANASHIRO, E. Avaliação Visual da Aprendizagem: uma alternativa para os alunos surdos. Estudos de Avaliação na Educação. São Paulo, v. 26, n. 63, p. 688 – 714, 2015. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3111

SKLIAR, C. et al. Educação & Exclusão: Abordagens Sócio-Antropológicas em Educação Especial. 3ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2001.

Publicado

2019-12-12

Cómo citar

CORRÊA, A.; CARNEIRO PIRES, A.; VIEIRA, F. B. de A. . Avaliação do aluno surdo na escola regular: pressupostos legais e experiências. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 123–140, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n2a2019-51785. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/51785. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas de Educação Inclusiva: desafios Atuais