Formação docente: desafios para a Pedagogia Universitária
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-12Palabras clave:
Formação docente, Docência universitária, Pedagogia universitária, Profissionalização docenteResumen
O presente artigo tem como objetivos aprofundar reflexões teóricas sobre a necessidade de formação docente sistematizada e cientificamente fundamentada. O questionamento que orientou a investigação circunscreve-se à possibilidade de que o conhecimento pedagógico, considerado um dos eixos estruturantes da docência, articulado ao domínio de conteúdos da área específica de atuação docente, possa contribuir para o fortalecimento da prática pedagógica na universidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio do estudo analítico-exploratório de contribuições teóricas sobre a temática, pautadas nos seguintes referenciais (Almeida, 2012; Melo, 2018; Pimenta e Anastasiou, 2005; Bolzan, Isaia; 2010; Cunha, 2004). A análise indica a essencialidade de construir projetos institucionais que tenham como ponto de partida as necessidades formativas dos professores em contexto e, que reconheçam na pedagogia universitária o espaço profícuo para formação e profissionalização docente.
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