Implicações da revolução dos sistemas de informação e da informática na contemporaneidade: o problema da inclusão digital como política pública
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n2a2016-45395Palabras clave:
Plano de Ações Articuladas, Democratização da gestão, Educação municipal de AltamiraResumen
O presente trabalho buscou compreender como as políticas públicas de inclusão digital do sistema educacional brasileiro têm sido idealizadas. Trata-se de um estudo bibliográfico, cujo percurso metodológico parte de uma avaliação dos aspectos condicionantes dos processos de exclusão digital e de um levantamento da situação brasileira frente à necessidade de elaboração de políticas de inclusão e educação digital, como pensadas por Mendes (2013). Em seguida, tomando os conceitos de inclusão digital induzida e espontânea, elaborados por Costa (2006), procurou-se compreender como se dão os processos de implementação de tais políticas para, ao final, situá-las essas no sistema público de ensino brasileiro, tendo como referência os estudos de Porcaro (2006).
Descargas
Métricas
Citas
ANTUNES, R. (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006.
ARRUDA, E. E. de; RASLAN, V. G. da S. A implementação do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), no Brasil e no Estado do Mato Grosso do Sul, no período de 1997 a 2006. [2007]. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/_GT2%20PDF/A%20IMPLEMENTA%C7%C3O%20DO%20PROGRAMA%20NACIONAL%20DE%20INFORM%C1TICA%20NA.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2012.
BARROS, L. V. O Estado (in) transparente: limites do direito à informação socioambiental no Brasil. 2008. Tese (doutorado) – UnB, Brasília, 2008.
CHIZZOTTI, A. Currículo por competência: ascensão de um no paradigma curricular. Revista Educação e Filosofia Uberlândia, Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 429-448, jul./dez. 2012.
CORREA, R. de A. A construção social dos programas públicos de inclusão digital. 2007. Dissertação (Mestrado) - UNB, Brasilia, 2007.
COSTA, L. F. Inclusão Digital: conceitos, modelo e semânticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília, Resumos... Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://www.in-tercom.org.br/papers/nacionais/2007/errata2006/R1485-1.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2012.
FALEIROS, V. de P. O que é política social. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
FERREIRA, R. da S. A sociedade da informação no Brasil: um ensaio sobre os desafios do Estado. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 36-41, jan./abr. 2003.
LIMA, A. B. de. A natureza social das políticas sociais. Uberlândia, 2010. Mimeografado. MACEDO, E. F. de. Novas Tecnologias e Currículo. In.: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 39-58.
MAIGRET, E. Sociologia da comunicação e das mídias. Tradução de Marcos Magno. São Paulo: Ed. Senac, 2010.
MATTOS, F. A. M. de. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Perspectivas em Ciências da informação, Belo Horizonte, v. 13, n.1, p. 67-94, jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v13n1/v13n1a06.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2012.
MENDES, A. T. Educação Digital. Disponível em <http://www.brasilescola.com/educacao/educacao-digital.htm>. Acesso em: 10 jan. 2013.
NERI, M. C. Mapa da Exclusão Digital. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2003. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/defaut/bndes_pt/Arquivos/bf_bancos/e0002091.pdf>. Acesso
em: 31 jul. 2012.
PORCARO, R. M. Tecnologias da Comunicação e Informação e Desenvolvimento: Políticas e Estratégias de Inclusão Digital no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/IPEA, 2006. Disponível em: <http://desafios.ipea.gov.br/pub/td/2006/td_1147.pdf> Acesso em: 2 jun. 2011.
SILVA, C. da S.; RODRIGUES M. de M. Política de Inclusão Educacional: elementos de um discurso de domesticação e ajustamento no ambiente educacional. In.: SILVA, M.V.; CORBALÁN, M. A. Dimensões Políticas da Educação Contemporânea. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.
SILVA, M. V.; LIMA, I. R. da S. Globalização e Educação: impactos na educação docente e na dimensão do multiculturalismo. In.: SILVA, M.V.; CORBALÁN, M. A. Dimensões Políticas da Educação Contemporânea. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Educação e Políticas em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.